Niceia Menegon
Especial para a Coluna do CT
O governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) e a pré-candidata a senadora do União Brasil, Dorinha Seabra Rezende, estiveram juntos no lançamento da pré-candidatura a deputado federal do presidente da Câmara de Gurupi, Rodrigo Maciel (UB), na noite dessa terça-feira, 12. O evento lotou o Clube da Caixa Econômica, local que carrega a tradição dos principais eventos políticos da cidade.
Com Laurez e Dorinha
Wanderlei chegou ao evento acompanhado do ex-prefeito e presidente do PDT-TO, Laurez Moreira, nome cotado para ser vice de sua chapa; do deputado estadual Gutierres Torquato (PDT) e de Dorinha. Mas o governador saiu sem falar com a imprensa.
Noite fria, jogo que segue
A grande expectativa era sobre a temperatura do encontro entre Wanderlei e Dorinha. Mas não houve novidades, e ambos não deram pistas sobre a possível aliança.
Decisão não será de Dorinha
De acordo com Dorinha, ela tem conversado com os pré-candidatos ao governo do Estado. “Tenho conversado com o Wanderlei, com o Damaso, com o Dimas, mas tenho ouvido o partido. O União Brasil deve definir, nos próximos dias, em que composição estará. A decisão não será da ‘Dorinha’, será do partido, uma composição que seja boa para o Estado”, garantiu a pré-candidata ao Senado, complementando que o momento agora é de prestigiar o lançamento das pré-candidaturas dos demais cargos.
Vai trabalhar para Rodrigo Maciel
Sobre o pré-candidato a deputado federal, Wanderlei avaliou em seu discurso que Rodrigo “é um jovem qualificado, comprometido com as causas da sua gente”. “E a região sul precisa de um representante. Rodrigo é um grande nome e é para ele que vamos trabalhar”, avisou o governador.
Josi em Brasília
A deputada Luana Ribeiro (PCdoB) também marcou presença e, em seu discurso, exaltou a gestão da prefeita de Gurupi, justificou a ausência de Josi Nunes (UB), que cumpre compromissos em Brasília. A prefeita é aliada de adversários de Wanderlei, o senador Eduardo Gomes (PL), o pré-candidato ao Senado do Agir, Mauro Carlesse, e o pré-candidato a governador do PL, Ronaldo Dimas.
Retomar o protagonismo do sul e sudeste
Rodrigo Maciel tem 30 anos, foi o segundo vereador mais votado de Gurupi nas eleições de 2020 e está no seu primeiro mandato de vereador. Segundo ele, a região sul do Tocantins está “órfã” de líderes na Câmara Federal, depois da saída de Laurez Moreira e Josi Nunes. “Precisamos retomar o protagonismo da região sul e sudeste. Atualmente são oito parlamentares, mas nenhum da região sul, por isso, coloco meu nome à disposição da sociedade”, disse Maciel.
Presenças
O prefeito de Formoso de Araguaia, Heno Rodrigues (PTB), se fez presente e discursou em apoio à pré-candidatura de Rodrigo Maciel, além de se referir a Laurez Moreira como “eterno prefeito” de Gurupi. Presentes ainda alguns pré-candidatos a deputado estadual, como Sergio Vieira Marques, o Soró; e o Zé das Polpas. Alguns vereadores da região, além dos colegas de vereança de Maciel, prestigiaram o evento: Débora Ribeiro, César da Farmácia, Ronaldo Lira, Matheus Monteiro, Jair do Povo, Rodrigo Ferreira e Marilis Fernandes.