A deputada federal Dorinha Seabra Rezende (União Brasil) vai se licenciar do mandato para se dedicar a seu projeto de Senado. No lugar dela assumirá o suplente e ex-deputado federal Lázaro Botelho (Progressistas). Dorinha disse à Coluna do CT que precisa fechar algumas relatorias pelas quais é responsável, por isso, ainda não há data definida.
Em até 15 dias
No entanto, estimou que a licença deve ocorrer em até 15 dias.
Agenda movimentada
A parlamentar contou que a agenda política no Estado está bastante movimentada, em função de sua pré-candidatura ao Senado. Dessa forma, ou ela acaba não conseguindo atender os líderes tocantinenses como gostaria, ou precisa se ausentar da Câmara. “Isso acaba prejudicando o meu mandato e pode prejudicar o Estado, e sou muito cuidadosa com presença e relatorias”, disse Dorinha.
Uma questão de justiça
Para ela, ceder a vaga para Lázaro também é “uma questão de justiça”, uma vez que o ex-deputado obteve nas eleições de 2018 nada menos do que 40.270 votos. Segundo Dorinha, já era para o ex-parlamentar ter assumido antes, mas não havia dado certo.
Depois da publicação desta matéria da Coluna do CT, Dorinha divulgou uma nota à imprensa confirmando a informação. Segue a íntegra:
“Em respeito aos 48.025 mil votos que recebi dos tocantinenses, em 2018, e o grande cuidado que tenho com o nosso terceiro mandato, bem como a dedicação ao meu trabalho como parlamentar e as muitas relatorias/votações importantes que devo fechar, comunico que dentro dos próximos 15 dias irei me licenciar do cargo. Por fim, destaco ainda que, em função da nossa pré-candidatura ao Senado e da agenda política no Estado estar bastante movimentada, também dedicarei meu tempo atendendo os líderes tocantinenses e a população na construção de diálogo em diferentes municípios do Estado.
Deputada Federal Professora Dorinha (União Brasil/TO)
7 de junho de 2022″