O prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos (Podemos), foi ao primeiro dia útil de sua gestão, na quinta-feira, 2, à Avenida Tocantins, em Taquaralto, e avisou comerciantes e comunidade locais que mudar a realidade da via, que enfrenta enormes dificuldades desde que foi “estrangulada” pela construção de um largo canteiro central, é prioridade de seu governo. “Por isso, já iniciamos as primeiras ações hoje [quinta]”, disse prefeito, acompanhado pelos secretários municipais de Infraestrutura e Obras Públicas e de Planejamento Urbano, Paulo Cézar Monteiro e Ronaldo Dimas, respectivamente. “Aqui era o palco do desfile de Sete de setembro, onde comemorávamos o aniversário da cidade com orgulho. Agora, o espaço de canteiro tomou o estacionamento dos comerciantes e gerou transtornos na mobilidade urbana.”
PRINCIPAL ARTÉRIA
Ainda na campanha eleitoral, Eduardo destacava a importância da Avenida Tocantins como “principal artéria do comércio na região sul da Capital”. Entre os atos assinados na posse de quarta-feira, 1º, o prefeito já instituiu a Comissão de Deliberação e Execução do Projeto Avenida Tocantins. “Nós estivemos aqui hoje [quinta] para entender as demandas e só então tomar a decisão do que será executado”, avisou.
VÁRIAS POSSIBILIDADES
Segundo a nova gestão, existem várias possibilidades para resolver o problema da avenida, como a criação de estacionamentos, redução e retirada da ciclovia. “Mas tudo isso está em estudo e vai ser apresentado tanto aos comerciantes, quantos aos proprietários, e à comunidade”, explicou o secretário Paulo Cézar.
TRABALHO BEM DIFERENTE
O secretário de Planejamento Urbano, Ronaldo Dimas, reforçou o pedido do prefeito: “Dá para ver claramente que é possível fazer um trabalho bem diferente para atender os compradores e os comerciantes, que precisam do conforto adequado, para chegar e estacionar, e caminhar pela avenida com segurança, acessibilidade e conforto”, garantiu Dimas.
PARTICIPAÇÃO SOCIAL
A Comissão de Deliberação e Execução do Projeto da Avenida Tocantins funcionará sob a responsabilidade das Secretarias Municipais de Infraestrutura e Obras Públicas, de Planejamento Urbano e de Desenvolvimento Econômico e Empreendedorismo. Caberá ao grupo fazer o projeto, acompanhar e supervisionar a execução do planejamento; em especial, assegurar a participação social através de audiências públicas e reuniões setoriais com comerciantes e moradores.
SOLUÇÃO TÉCNICA
Essa comissão, ao final dos trabalhos, precisará apresentar a solução técnica de intervenção na Avenida, incluídos os aspectos urbanísticos, paisagísticos e comerciais, com o objetivo de fortalecer a atividade econômica no local. A presidência da comissão é do secretário Paulo Cézar Monteiro, com prazo de 90 dias, prorrogável por igual período, para concluir os trabalhos.