Reviravolta na eleição do Sindicato dos Servidores do Estado (Sisepe). A chapa do atual presidente, Cleiton Pinheiro, divulgou nota no início da noite desta segunda-feira, 13, afirmando que a Comissão Eleitoral retificou o resultado da apuração.
Chapa de Elizeu teria pedido impugnação
Conforme a chapa de Pinheiro, a chapa de Elizeu Oliveira, que havia sido anunciado como o vencedor na sexta-feira, 10, teria solicitado impugnação de todas as urnas de Araguaína. “Segundo consta da Ata [do Resultado Geral], no dia da eleição não foi possível que a Comissão Eleitoral examinasse as ocorrências apresentadas durante o processo eleitoral, tendo sido publicado somente o resultado dos votos apurados. Nesta segunda-feira, 13, é que a Comissão Eleitoral teve posse de todas as atas de apuração das sedes regionais e dos fatos registrados nela, principalmente do pedido de impugnação das urnas de Araguaína, feito pela Chapa 2 [de Elizeu]”, afirma nota da chapa de Cleiton Pinheiro.
Foi preciso retificar
Com a anulação de todos os votos das urnas de Araguaína, a chapa de Pinheiro disse que foi preciso retificar o resultado da apuração da Eleição Geral do Sisepe, que finalizou com 792 votos para o grupo do atual presidente e 772 para o candidato da oposição. Na sexta, a chapa de Elizeu anunciou ter obtido 51,2% dos votos contra 48,9% para Pinheiro [927 votos contra 884 ].
Não conhece bem o estatuto
Para o atual presidente do Sisepe, “infelizmente, por não conhecer bem o Estatuto do Sisepe, o funcionamento do processo eleitoral e também o Regimento Interno da eleição, a chapa de oposição se antecipou e fez a divulgação de uma vitória que não havia se concretizado, uma vez que o resultado que saiu no dia da eleição foi apenas parcial”. “Isso causou grande confusão na cabeça das pessoas e a divulgação de uma informação que não estava correta, haja vista que eles mesmos se proclamaram eleitos, antes da análise final que é dada pela Comissão Eleitoral”, afirmou Cleiton Pinheiro.
Vinculação política
O presidente do Sisepe ainda aproveitou para atacar o adversário. Segundo a nota “nos últimos dias, ficou clara a vinculação política da chapa de oposição, inclusive com membros do governo”. “O que eu avalio e digo com certeza é que o meu oponente era apenas um nome por trás de várias forças políticas que não estavam e nem estão realmente interessadas em um processo democrático dentro do Sisepe ou mesmo na defesa dos direitos dos servidores públicos. O que essas pessoas querem é me tirar da presidência do Sindicato porque eu incomodo, eu brigo pelos direitos da categoria e não dou sossego para quem quer dar calote no servidor público. Para mostrar que não estou mentindo basta ver que no dia da eleição, quando saiu o resultado parcial, a presidente da Câmara de Palmas, Janad Valcari, foi para a porta do Sisepe comemorar com a Chapa 2. No dia seguinte, saiu até nota do governador Carlesse parabenizando a Chapa 2. É por isso que durante toda a campanha nós falamos tanto que a nossa chapa era a única que representava o verdadeiro fortalecimento da atuação sindical do Sisepe”, relatou Pinheiro.