O deputado estadual Eduardo Fortes (PSD) é o entrevistado da série da Coluna do CT com os pré-candidatos a prefeito de todo o Estado. Ele disse que vê Gurupi como um polo regional e defendeu que a gestão pública tem que dar mais oportunidade aos empresários. Na sua avaliação, a cidade ficou para trás no processo de industrialização. “Só temos uma empresa grande em Gurupi, que é a Cooperfrigu”, afirmou.
ESTAGNOU COM JOSI
Para o pré-candidato, na gestão de Laurez Moreira (2013-2020), Gurupi teve “um grande crescimento”. “Laurez fez uma gestão de qualidade dentro do município”, avaliou. Contudo, disse a cidade estagnou no governo da sucessora, a prefeita Josi Nunes (UB). “Cada um tem uma maneira de fazer gestão. A minha não seria essa. Eu faria uma gestão mais agressiva, para as coisas acontecerem. Gurupi pode crescer ainda mais, temos de dar mais oportunidade, porque é o que a população quer: uma saúde de qualidade, segurança pública de qualidade, geração de empregos, oportunidade para os jovens. E nesses anos não houve esse crescimento”, avaliou Fortes.
LEIA MAIS
NUNCA PARTICIPOU DA GESTÃO JOSI
Inclusive, ele garantiu nunca ter participado da gestão Josi. “ Tínhamos um indicado do grupo para o Ispagu [Instituto de Assistência dos Servidores de Gurupi], e, quando a prefeita pediu, levamos três nomes para ela escolher. Nunca participei de reuniões da gestão, até porque sempre respeitei a gestão das pessoas. A gente pode dar alguma opinião, mas nunca tive em grupo, em reunião de gestão para definir qual o destino da gestão da prefeita, o que vai fazer, o que não vai fazer. Disso, eu nunca participei, nem meu grupo nunca participou”, reforçou.
GURUPI, CAPITAL DO SUL
Para o caso de se eleger, Fortes disse que pretende fazer um trabalho de fortalecimento regional. “Sempre falo que Gurupi é a capital do sul. Tudo passa por Gurupi. Saúde é por Gurupi, toda a logística é por Gurupi. Acho que temos que fortalecer ainda mais esse elo e dar oportunidade para a nossa região, e Gurupi vai ser o grande polo disso. E quero fazer uma gestão para isso. Para a gente poder realmente fomentar a nossa região sul e fortalecer ainda mais. Através de Gurupi, vamos começar a trazer empresários para a região”, assegurou.
APOIO DE 5 FEDERAIS E 22 ESTADUAIS
O pré-candidato disse contar com o apoio de 5 deputados federais e 22 estaduais, entre eles, o presidente da Assembleia, Amélio Cayres, do “governo do Estado” e do vice-governador Laurez Moreira (PDT). “Isso mostra que temos condições de alavancar Gurupi politicamente”, ressaltou.
SEIS PARTIDOS NO ARCO DE ALIANÇA
Segundo Fortes, são seis partidos em sua base: PSD, PDT, Republicanos, MDB, Progressistas e PSB. Contudo, sobre a decisão do Republicanos local de adiar o anúncio de apoio a pré-candidato a prefeito, o deputado disse que isso não o preocupa. “Sempre fiz a política do companheirismo, a gente tem que agregar pessoas. Sempre fui base do governo na Assembleia, eu admiro o trabalho que Wanderlei tem feito dentro do Estado, uma pessoa humilde, igual a meu jeito de ser. Gostamos de estar no meio do povo, de estar andando, em campo de futebol, em eventos, de gestão. Acho que sou parecido com ele, gosto de ver as coisas acontecerem”, comparou.
JUAREZ MOREIRA DE VICE
O parlamentar lembrou ter o apoio do vice-governador, e que seu pré-candidato a vice-prefeito é o filho de Laurez, Juarez Moreira. “Temos o apoio do presidente da Assembleia, e nesta semana conversei com ele. Então, tudo isso vai ser organizado, eu não me preocupo com isso [se terá ou não o apoio do governador]. O importante é, no final, a gente se unir por Gurupi, para fortalecer a nossa cidade e nossa região”, defendeu.
AMIGO DE IRAJÁ E DE WANDERLEI
Sobre o fato de pertencer ao PSD, que tem como presidente o senador Irajá, tido inimigo do governador, Fortes lembrou que o partido é hoje, através dele, base do governo na Aleto. “Fui eleito deputado estadual pelo PSD. O Irajá é presidente do partido, é amigo meu também, a mesma coisa o governador. Hoje eu sou do PSD aqui na Assembleia e sou base do governador Wanderlei. Votamos as coisas com o governador, alinhamos as coisas do Estado junto com o governador. Tenho amizade grande com o governador, nunca tive desavença nenhuma política na minha vida pública”, pontuou.
Assista a íntegra da entrevista: