Pré-candidato a prefeito de Araguaína pela oposição, o deputado estadual Jorge Frederico (Republicanos) foi entrevistado pela série que a Coluna do CT está fazendo pelo Estado. Ele defendeu que a cidade tem uma das melhores posições geográficas do País e um potencial para avançar muito mais do que nos últimos anos. “Araguaína era praticamente do tamanho de Imperatriz e Marabá há alguns anos e nós perdemos esse potencial porque essas cidades conseguiram se desenvolver e nós não crescemos o quanto nós poderíamos”, avaliou.
PREFEITURA RICA, POVO POBRE
Ele criticou a política tributária que vem sendo praticada pelo projeto do ex-prefeito Ronaldo Dimas (PL) e de seu sucessor, Wagner Rodrigues (UB). o pré-candidato do Republicanos defendeu uma carga tributária que “não estrangule” o empresário, o que definiu como “fundamental”. “Eu entendo que isso [política fiscal opressiva] está na contramão do que nós pensamos sobre cidade. Não podemos ter um modelo no qual a prefeitura é rica e o povo é pobre. Esse é um modelo já fracassado”, decretou.
ARAGUAÍNA PODE MUITO MAIS
O pré-candidato sustentou que o rápido desenvolvimento de Araguaína nos últimos anos ocorreu em função de vários fatores. “Araguaína é uma cidade pujante desde a sua criação, sempre foi a maior cidade do norte goiano, agora do norte do Tocantins; a segunda cidade do Tocantins, tem capacidade econômica por estar bem localizada geograficamente, e, por isso, tem que se desenvolver. Mas o que defendo é que Araguaína pode muito mais do que tudo isso. O desenvolvimento de Araguaína é notório, mas, se compararmos aos centros que estão no entorno, entendemos que nós poderíamos estar crescendo muito mais”, garantiu.
PRECISA PENSAR NO SER HUMANO
Para ele, as últimas gestões falharam ao não olharem para a ponta, para o cidadão. “Nós não podemos ter uma gestão que esqueça de cuidar do que é prioridade na cidade, as pessoas”, disse. Jorge Frederico defendeu que nos últimos anos “as pessoas perderam o direito de ter a sua habitação”. “Quando eu falo no direito de ter a sua habitação é pela alta carga tributária do IPTU. Às vezes eu citei isso até na Assembleia que aumentaram o IPTU em até 1.000%, e são dos dados provados. Saíram alguns vídeos de pessoas que perderam as suas motos, que perderam os seus carros, porque estavam bloqueados pela prefeitura. Quantos aposentados foram fazer o saque do seu pagamento e a sua conta estava bloqueada? Então, nós precisamos pensar no ser humano em primeiro lugar e cuidar de uma gestão moderna e que pode muito mais. Essa é a capacidade que nós temos hoje de pensarmos para um futuro próximo e para os próximos 20 anos de Araguaína.”
APOIO CONSOLIDADO DO GOVERNADOR
Apesar de o prefeito Wagner ter aventado em sua entrevista à Coluna do CT a possibilidade de ter o apoio do governador Wanderlei Barbosa (Republicanos), Jorge Frederico garantiu que a presença do chefe do Executivo estadual em seu palanque está consolidada. “É muito claro [o apoio], o governador já informou tanto a imprensa quanto a sociedade. Nós temos uma amizade [com Wanderlei], mas temos, sobretudo, um diálogo de comprometimento com Araguaína. Eu fico muito feliz com o apoio do governador Wanderlei Barbosa. Acho que que são apenas falácias [a possibilidade de apoio de Wanderlei a Wagner], eu não sei se ele [Wagner] estava com algum problema quando citou isso, mas está muito claro [o apoio de Wanderlei e Jorge].”
LEIA MAIS
A VIDA TODA CARREGANDO MALA DO PATRÃO
Em relação ao fato de Wagner ter dito que Araguaína não pode ser um laboratório para alguém sem experiência administrar, e que acredita que o povo não vai colocar a cidade na mão de um “aventureiro”, Jorge Frederico disse que fica “até triste de ter que responder um questionamento desse”. “Eu acho que faltou conhecimento da parte dele. Fui office-boy em Araguaína com 13 anos de idade, Araguaína me conhece, eu tive a oportunidade de ser serventuário da Justiça, de ser empresário, de continuar sendo empresário, tanto de indústria quanto no comércio. Tenho uma história de vida pública em Araguaína. Fui vereador, deputado estadual, Araguaína sabe do meu comprometimento. Não foi eu que tive a vida toda carregando mala do patrão, não”, alfinetou o pré-candidato do Republicanos. “O meu comprometimento foi toda a vida com Araguaína, o meu comprometimento foi com o povo de Araguaína, essa sempre foi a minha forma. Eu não posso ser colocado como aventureiro, porque isso não vai pegar em mim, isso vai pegar em outra pessoa. Não é com o deputado Jorge, que tem uma família em Araguaína, desde quando Araguaína ainda se chamava Lontra. Então, eu acho que faltou sabedoria. Tenho respeito quanto ao senhor Wagner, mas faltou sabedoria ao colocar as palavras.”
Assista a seguir a íntegra da entrevista em que Jorge fala sobre a situação do aeroporto, sobre o apoio a Wagner declarado pelo deputado estadual Eduardo do Dertins (Cidadania) e Alexandre Guimarães (Republicanos).