Ainda aliado do prefeito de Araguaína, Ronaldo Dimas (Podemos), que vem criticando a condução do governo do Estado no combate à pandemia da Covid-19, o novo coronavírus, o deputado estadual Elenil da Penha (MDB) defendeu a necessidade de união para a superação da crise econômico-sanitária causada pela doença. Ele se reuniu com o secretário estadual da Saúde, Edgard Tolini, na quinta-feira, 2, e anunciou a destinação de R$ 837 mil de suas emendas para o combate à Covid-19 no Tocantins. Os recursos serão usados para a compra de insumos de limpeza, higienização e equipamentos de proteção individual para profissionais que estão na linha de frente.
Esquecer as diferenças
Para o parlamentar, este é um momento de “esquecer as diferenças e somar forças”. “Para que possamos, juntos, a partir de um diálogo propositivo e conciliador, buscar a integração e execução efetiva das providências necessárias para superação da crise econômico-sanitária causada pela Covid-19”, defendeu Elenil.
Não precisa ir para o HGP
No encontro com Tolini, o deputado questionou o secretário sobre a capacidade de atendimento do Hospital Regional de Araguaína para pacientes com Covid-19. Tolini explicou que, além da compra de novos respiradores, estão sendo implantados dez leitos isolados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) na unidade de saúde e leitos clínicos e de estabilização, também com isolamento, em outros seis hospitais da região norte do Tocantins. “O secretário Tolini garantiu que o regional de Araguaína está sendo estruturado para receber pacientes graves, não necessitando que eles sejam transferidos para o HGP [Hospital Geral de Palmas”, contou Elenil.