Sobre a decisão do prefeito de Araguaína, Ronaldo Dimas (Podemos), de reabrir, a partir de segunda-feira, 8, o comércio da cidade, onde o número de casos da Covid-19 já passa de 2 mil e 20 pessoas morreram pela doença, o deputado estadual Elenil da Penha (MDB) disse que não cabe a ele ser fiscal Executivo municipal, mas aos vereadores do município.
Compete ao prefeito de vereadores
O parlamentar avaliou que seu papel foi aprovar na Assembleia, com os demais colegas de Parlamento, o decreto de calamidade pública em Araguaína. “Feito isso, compete ao prefeito e aos vereadores fazerem o regramento para não permitir o avanço da doença”, defendeu.
Deve ter números
Para ele, ao decidir sobre a reabertura do comércio, o prefeito deve ter em mãos números e informações que lhe dão a segurança de que o sistema de saúde da cidade não vai colapsar. “Não acredito que o prefeito agiria com irresponsabilidade”, afirmou.
Espera gestão
Elenil disse que espera que Dimas faça a gestão da crise.
“Com restrições”
O prefeito anunciou que vai baixar novo decreto nesta sexta-feira, 5, autorizando a reabertura do comércio araguainense, “com restrições”, a partir de segunda-feira.