Em oito municípios tocantinenses, o cargo de prefeito está sendo disputado por apenas um candidato. São eles: Abreulândia, Crixás do Tocantins, Goianorte, Santa Maria do Tocantins, Santa Rita do Tocantins, Sucupira, Tupirama e Tupiratins. Com exceção de dois, do PT e PDT, todos os demais do Republicanos. Seis deles são candidatos à reeleição. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-TO) recebeu 324 candidatos a prefeito nos 139 municípios. Os dados estão disponíveis no DivulgaCandContas, sistema da Justiça Eleitoral que reúne todas as informações sobre os candidatos que foram registrados e suas respectivas contas eleitorais, assim como a dos partidos.
Os candidatos únicos
- Abreulândia: Manoel Moura (PT), reeleição
- Crixás: Flávia do Leitoa (Republicanos), reeleição
- Goianorte: Nega (Republicanos), reeleição
- Sucupira: Divino Morais (Republicanos), reeleição
- Tupirama: Ormando Brito (Republicanos), reeleição
- Tupiratins: Filó (Republicanos), reeleição
- Santa Rita: Luciano Costa (PDT)
- Santa Maria: Leonardo Noleto (Republicanos)
MAIOR PARTE BRANCO OU NULO
O TRE-TO explicou que, de acordo com a legislação eleitoral, será considerado prefeito o candidato que obtiver a maioria dos votos válidos, ou seja, não são computados votos em branco e nulos. Portanto, mesmo que seja candidatura única, o concorrente ainda pode ser eleito, ainda que a maior parte dos votos seja branco ou nulo.
VEREADORES
O Tocantins ainda registrou 6.459 candidatos a vereador, que concorrem a 1.317 vagas nas câmaras dos 139 municípios. Somando os requerentes a vice-prefeito, no total são 7.112 candidaturas, até o momento, para as Eleições Municipais 2024.
ELEITORADO
Já o eleitorado tocantinense é formado por 1.171.342 eleitores aptos a votar no dia 6 de outubro. São 591.881 mulheres (50,53% do total) e 579.461 homens (49,47%). Do número total, 94% (1.101.460) possui biometria coletada. Segundo o TRE, a biometria torna o processo eleitoral ainda mais seguro, pois evita que uma pessoa vote no lugar da outra e também possibilita a detecção de eleitores registrados mais de uma vez no cadastro eleitoral.