O governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) cumpriu agenda na terça-feira, 26, com 10 dos 11 congressistas tocantinenses. A pauta foi a apresentação de projetos que o Estado entende que precisam ser priorizados na Lei Orçamentária Anual (LOA) da União para 2024. Participaram do encontro os senadores Eduardo Gomes (PL) – não apareceu na foto, entretanto – e os deputados federais Alexandre Guimarães (Republicanos), Carlos Gaguim (UB), Eli Borges (PL), Filipe Martins (PL), Lázaro Botelho, Ricardo Ayres (Republicanos), Toinho Andrade (Republicanos) e Vicentinho Júnior (Progressistas). Quem ficou de fora foi o senador Irajá Silvestre (PSD), oposição ao Palácio Araguaia.
TRABALHO DE EXTREMO CUIDADO
Na ocasião, os parlamentares receberam do governador as ações para as quais a gestão espera obter recursos federais, por meio das emendas parlamentares. Os projetos prioritários apresentados estão concentrados nas áreas da infraestrutura rodoviária, saúde, segurança pública, desenvolvimento agropecuário, gestão pública, turismo e cultura, educação e esporte. “Esse é o primeiro orçamento que será elaborado exclusivamente pela minha gestão, por isso estamos trabalhando em todas as propostas com extremo cuidado” afirmou Wanderlei Barbosa.
SAÚDE
Dentre as prioridades, o governador destacou a saúde pública como área para a qual espera a maior atenção dos parlamentares para a destinação de emendas. Projetos como o Hospital Regional de Araguaína (HRA), o Geral de Gurupi e a Maternidade de Augustinópolis são apontados como essenciais.
INFRAESTRUTURA COM MAIOR VOLUME DE RECURSOS
Na defesa dos projetos de infraestrutura, área para a qual está sendo pleiteado um dos maiores volumes de recursos, Wanderlei Barbosa afirmou que o investimento afeta diretamente na melhoria da qualidade de vida dos tocantinenses. “Uma economia forte gera empregos, renda e proporciona às famílias a qualidade de vida que desejamos para nossos cidadãos”, afirmou. Para educação, A área da educação também foi evidenciada com a defesa da necessidade de destinação de recursos para o financiamento do transporte escolar em todos os municípios do Tocantins, principalmente nas zonas rurais.