Reeleito, o governador Mauro Carlesse (PHS) cumpriu agenda em Brasília nessa quarta-feira, 10, para uma série de audiências em busca da liberação de recursos que estavam parados devido ao período eleitoral. A comitiva do Palácio Araguaia visitou o Palácio do Planalto os os Ministérios da Saúde, da Integração Nacional e das Cidades.
Acompanharam o governador os secretários da Fazenda, Sandro Henrique; da Representação, Renato Assunção; os deputados federais Carlos Henrique Gaguim (DEM) e Lázaro Botelho (PP); o senador eleito Eduardo Gomes (SD); o subsecretário de Planejamento, Sergislei Moura; e o chefe de gabinete do governador, Divino Allan.
A primeira reunião foi no Palácio do Planalto com o ministro chefe da Secretaria de Governo, Carlos Marun. Na ocasião, o governador buscou a liberação de recursos para projetos em andamento e a viabilização de obras já previstas, como hospitais, pontes e pavimentação. Carlesse se encontrou ainda com o presidente Michel Temer (MDB), que o parabenizou pela reeleição.
Para Mauro Carlesse, a viagem à capital Federal é de extrema importância para que o Tocantins não perca o prazo dos contratos e convênios que estão para vencer. “Nós estamos andando e procurando não perder o prazo dos contratos. Essa vinda aqui é muito importante, pois estamos vendo alguns contratos que estão prestes a vencer, pois queremos dar continuidade ao nosso trabalho”, disse.
Durante a tarde, o governador se reuniu com o ministro da Saúde, Gilberto Occhi, buscando recursos para projetos de estabilidade previstos para os 180 dias do mandato suplementar e também já adiantar alguns projetos para 2019, angariando meios para investimentos na área da saúde do Estado.
O governador visitou também o Ministério da Integração Nacional, sob o comando do ministro Antônio de Pádua. E ainda, o Ministério das Cidades com o ministro Alexandre Baldy.
O chefe do executivo afirmou que os encontros foram relevantes para uma aproximação com os ministérios. “Essa visita, em todos estes ministérios, é a primeira visita como governador reeleito e é o que temos que fazer, estar próximo a todos os ministérios para conseguir ajudar ainda mais o Tocantins”, enfatizou.
(Com informações da Secom Tocantins)