O candidato da coligação “Governo de Atitude”, Mauro Carlesse (PHS), voltou a fazer uma grande caminhada nessa quarta-feira, 30. Desta vez, em sua terra, Gurupi. A multidão percorreu a Avenida Goiás até a Rua 13, na saída para o município de Peixe.
No discurso que fez em seguida, Carlesse provocou: “Enquanto os outros candidatos estão prometendo que vão fazer, nós já estamos fazendo. Essa é a diferença”, comparou. Segundo o governador interino, o crescimento de sua candidatura “não é à toa”. “É a população que está vendo o trabalho que estamos fazendo, os secretários e servidores do Estado”, afirmou.
Carlesse ainda reforçou sua relação com o município, escolhido por ele para morar e constituir a família quando mudou-se de São Paulo para o Tocantins. “Quero agradecer a Deus por estar aqui com vocês nessa caminhada brilhante. Pudemos ver o carinho que o povo tem por nós. Foi aqui que comecei a fazer meus investimentos, ingressei na política e Gurupi e região me deram a eleição de deputado estadual”, lembrou.
Uma reunião que seria realizada à noite foi suprimida da agenda do candidato em respeito a uma manifestação organizada no município em protesto contra os altos custos de combustíveis e demais suprimentos, convocada no ápice da greve dos caminhoneiros.
Para Carlesse, a não realização do evento foi uma forma de demonstrar seu apoio irrestrito aos manifestantes. “Decidi não fazer o comício porque eu apoio essa greve dos caminhoneiros, e não só deles, mas de toda a população, que não tem condições de pagar essas altas taxas e impostos que temos, não só na gasolina, mas no diesel, energia elétrica, no botijão de gás. Decidi não fazer em respeito a esse povo tão sofrido que está nas ruas”, frisou.
Ele optou por falar à multidão que o seguia logo após o encerramento da caminhada, sem subir em palanque ou trio elétrico e aproveitou o momento para reforçar todos os avanços que disse que o Tocantins conquistou desde que assumiu o governo interinamente. Carlesse citou áreas como a saúde, com o programa Opera Tocantins e a retomada da prestação de serviços do Plansaúde; a educação, com o pagamento do transporte e merenda escolar aos municípios; a segurança, com a retirada de policiais de áreas administrativas para as ruas; assim como o pagamento de salários da maioria dos servidores públicos no primeiro dia de cada mês, o pagamento da data-base, dentre outros.
Em seu discurso, o candidato a vice-governador na chapa da coligação, Wanderlei Barbosa, frisou que a eleição de Carlesse é a oportunidade de cada tocantinense se ver representado pelo Executivo estadual. “Chegou a vez do povo. O Mauro está fazendo um projeto diferente, voltado para o interesse e para valorização das pessoas”, defendeu.
União
Representantes de todos os grupos políticos de Araguaína estiveram presentes em Gurupi. Nos discursos, a defesa da união das diversas regiões do Tocantins para a construção de um Estado melhor e mais justo. O deputado federal Cesar Halum (PRB) resumiu o que, para ele, é o sentimento dos líderes da região norte e pediu que o sul do Tocantins se una para fortalecer ainda mais esta corrente. “Viemos lá de Araguaína para dizer a vocês que o norte do Tocantins está apoiando Mauro Carlesse, porque entendemos que esse Estado não pode ter divisão. O norte e o sul são um só. O Estado é um, e precisamos ter unidade para ter estabilidade”, frisou.
De Gurupi, o ex-vereador Gleydson Nato enfatizou a importância para Gurupi de eleger um governador do município e criticou lideranças locais que não enxergaram a oportunidade que esta eleição representa para o desenvolvimento da cidade e de toda a região.
Dentre as lideranças que acompanharam Carlesse na grande caminhada em Gurupi estiveram presentes também os deputados federais Carlos Henrique Gaguim (DEM) e Lázaro Botelho (Progressistas); os deputados estaduais Luana Ribeiro (PSDB), presidente da Assembleia Legislativa; Eduardo do Dertins (PPS), Valderez Castelo Branco (Progressistas), Eli Borges (Pros), Toinho Andrade (PHS) e Cleiton Cardoso (PSL); Tiago Dimas (SD), representando o prefeito de Araguaína, Ronaldo Dimas (sem partido); o ex-vereador de Gurupi Gleydson Nato, presidente do PHS metropolitano, e outros, como prefeitos e vereadores de municípios vizinhos. (Com informações da Assessoria)