A decisão de dois vereadores petistas de Colinas do Tocantins de não apoiar a reeleição da deputada estadual Amália Santana (PT) gerou a fúria do filho da parlamentar, Fabrício Santana (PT), ex-vereador e que disputou a prefeitura da cidade em 2016. Fabrício disparou impropérios em um grupo de WhatsApp da sigla contra os petistas Romerito Guimarães e Leandro Coutinho, que preside a Câmara. “[…] Pilantras, que estão usufruindo do mandato. Bando de vagabundos, isso que vocês são. Não faz nenhuma falta para o nosso grupo político. Não valoriza a nossa raça. Romerito da Saúde, eu te elegi. Vagabundo! Na última eleição coloquei minha família toda para votar em você. […] Respeita os outros, Leandro. Vocês dois não representam o grupo do Partido dos Trabalhadores. Vocês votam no Júlio Diamantino. Sai fora de nós, do PT de Colinas. Não nos representa. […] Vão apoiar quem quiser. Para de chantagem política. Não tem moral nenhuma em Colinas não”, disse em áudios direcionados aos parlamentares.
Ganância grande
Romerito Guimarães não ficou calado diante da ofensiva do correligionário. O parlamentar se disse “triste” com a postura e cobrou respeito. O vereador também reconheceu o apoio da família Santana nas eleições 2016 e 2020, mas pondera. “Não era suficiente para me eleger não. Eu tenho também meus méritos, tem as pessoas que gostam de mim, que votaram, e consegui ser eleito”, afirmou o petista, acrescentando ainda que houve reciprocidade. “Ajudei tua mãe em três campanhas e você para vereador [2012] e para prefeito [2020], então são cinco campanhas”, reforçou. O petista ainda justifica a decisão de não acompanhar Amália em 2022, fazendo referência à saúde da parlamentar, que em fevereiro de 2018 sofreu um aneurisma cerebral. “Ela não tem condições de estar na política. Não dá mais conta de ter um mandato. Quando ela ganhar, quem vai ser o deputado é o seu pai. Porque não sai candidato? Não sai seu pai? E vocês cuidam da sua mãe, porque ela precisa de cuidados. Mas a ganância de vocês é tão grande, que acham que se ela não sair candidata não ganham as eleições. E aí onde vão mamar, né?”, provoca.
Criança mimada
Por fim, o vereador também subiu o tom e criticou duramente a postura de Fabrício Santana. “Isso aí mostrou o lixo de pessoa que você é. Quando convém, é melhor pessoa do mundo, é companheiro; quando não, é vagabundo, pilantra. Valoriza quem está de fato do lado de vocês que terão apoio para o resto da vida, mas só querem valorizar quando está perto da eleição. Ninguém é bobo mais não. As pessoas que me falavam do lixo de pessoa que você é, tem razão. Não passa de um delinquente, de uma criança mimada. Vira homem. No dia que virar, não vai precisar encher a cara de cachaça para falar merda em grupo, você procura a pessoa e conversa cara a cara. Você não tem coragem”, encerrou Romerito Guimarães.
OUÇA OS ÁUDIOS:
Fabrício Santana
Romerito Guimarães