O prefeito e candidato à reeleição em Colinas do Tocantins, Josemar Kasarin (UB) passou a ser alvo de Ações de Investigação Judicial Eleitoral (Aije) de dois adversários na disputa pelo Paço, Marcos Valério (PRD) e Raimunda Almeida Sousa (MDB). Ambos o acusam de abuso de poder político e econômico. Para além da cassação da candidatura ou do mandato, se reeleito, o oposicionista chega a pedir o afastamento do político do comando do Paço.
VILA SMURF
Na representação, Marcos Valério cita o caso do uso de festa agropecuária para promoção de Josemar Kasarin, já abordado em outra ação; e fala ainda de uso servidor e veículo do município para enviar convites à convenção partidária e manutenção das redes sociais e site institucional com propagandas, comentários e anotações de ações do prefeito. O candidato também chama a atenção para a utilização do azul em instrumentos públicos que remetem ao gestor, apelidado de “Azulão”. “Não é só isso, todos os bens, vias e instrumentos públicos adquiriram feições iguais às do candidato, a fim de lhe promover como o ‘Azulão do Tocantins’ – que insiste em forçar, ilegalmente, a população de Colinas a viver na sua imaginária Vila Smurf”, ironiza.
PARASITISMO
A ação da professora Raimundinha segue os mesmos termos. “De forma intencional e com intuito de promoção pessoal e eleitoral, o primeiro investigado fez constante uso da cor azul, tanto nos seus atos pessoais, quanto nos atos institucionais, gerando um verdadeiro parasitismo com a administração pública, sempre no intuito de promover marketing pessoal e eleitoral”, argumenta.