Primeiro prefeito eleito da Capital (1993 a 1996), Eduardo Siqueira Campos (Podemos) volta a disputar a Prefeitura de Palmas após 32 anos. A candidatura do político foi homologada na noite desta quinta-feira, 1º, em uma convenção cheia de símbolos da passagem pelo Paço e dos governos do pai, José Wilson Siqueira Campos. A chapa terá como vice o pastor Carlos Veloso (Agir), sobrinho do ex-deputado federal Amarildo Martins. O PRTB completa a coligação. No evento, o Podemos apresentou 24 candidatos para a Câmara de Vereadores.
SIQUEIRISMO
Eduardo Siqueira Campos chegou à convenção de moto, em referência à prática que tinha no mandato como prefeito de visitar as obras desta forma. O político ainda foi recebido no palco pela esposa, Poliana Siqueira, com um buquê de girassois. A flor foi implementada como símbolo do Tocantins pelo ex-governador Siqueira Campos. Em seguida, o palco ganhou a presença de pessoas trajadas de Pioneiros Mirins, de Amigos do Meio Ambiente (AMA) e de “Orelhas Secas”, todos projetos sociais de gestões siqueiristas. Os principais paineis do evento traziam imagens de Siqueira e Aureny, mãe do candidato, e a uma mensagem de “duas gerações de amor ao Tocantins”.
DETENTOR DO LEGADO DE SIQUEIRA
O discurso manteve o tema, com Eduardo Siqueira se colocando como a continuidade do pai. O próprio Siqueira apareceu em vídeo para dizer que o candidato é o “detentor de seu legado”. “Essa história não acaba e não acabou no dia que você nos deixou, meu pai. Prossegue, aqui em mim, a responsabilidade e um legado de um amor transmitido hereditariamente. Algo diferente, capaz de juntar o povo, de unir os sentimentos e de fazer, novamente, esta terra sonhar”, afirmou. Outro destaque foi a defesa de um crescimento do projeto pelo Paço, o que foi sustentado pelo principal mote da convenção: “foguete não dá ré”. “As pesquisas jamais disseram a verdadeira intenção e sentimento do povo de Palmas. Pelas as ruas dessa cidade, por todos os seus recantos, é uma coisa só que se fala: o crescimento do sentimento para Eduardo Siqueira Campos e para a nossa coligação”, afirmou.
NÃO ESPEREI NA PORTA DE NENHUM PODER
Eduardo Siqueira Campos também emitiu recados no pronunciamento, sem citar nomes. Entretanto, a referência passa pelo desejo de contar com o governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) no palanque. “Não esperei em porta de nenhuma sede de poder. Respeito todas as autoridades constituídas e continuarei fazendo. Mas uma coisa é respeitar e a outra é ficar lá, na porta do Palácio, pedindo ‘pelo amor de Deus, me apoie’. Tem gente que já não sabe mais o que faz”, provocou. Como já trouxe o Em Off, a deputada Janad Valcari (PL) é quem articula este apoio, mas o chefe do Poder Executivo resiste em antecipar qualquer anúncio.
NÃO PRECISA DE TEMOR
O candidato do Podemos ainda falou sobre como será a abordagem se assumir o mandato, garantindo tranquilidade ao funcionalismo, bem como as empresas com contrato com o município, além de listar posturas que um prefeito deve ter . “Quero assegurar a população de Palmas que nós faremos uma transição pacífica, que inclui todos os servidores da prefeitura, todos os prestadores de serviço. Com o Eduardo não precisa de temor, Eduardo não ameaça, Eduardo não processa jornalista, Eduardo não persegue, Eduardo tem um coração repleto de amor, porque é filho de você, dona Aureny. […] Tenham a certeza que, com Eduardo Siqueira Campos, vocês vão dormir em paz porque ninguém vai amanhecer demitido no dia 1º de janeiro de 2025. Chega de perseguição, de desrespeito, de xingamento, de falta de um nível que deve ter um líder político. São esses os resgates que nós vamos fazer”, garantiu.
MANDATO SERÁ DEVIDO AOS ELEITORES
Ao concluir o discurso, Eduardo Siqueira Campos apontou que a ausência de líderes com mandato dá a garantia de que sua gestão seria focada apenas na população. “A força do povo contra a opressão econômica, a força do povo, cuja fé e o verbo, a palavra, vão vencer a verba. A nossa estrutura de poder, os nossos senadores, deputados, estão espalhados, porque é a vocês que eu vou dever este mandato. Não vai ser para ninguém a não ser para vocês. Venham! Caminhem comigo e espalhem a notícia! O Siqueira se foi, mas ele deixou o seu filho para honrar o seu legado”, encerrou o candidato, novamente fazendo referência ao pai.
NÃO PRECISA PROMETER PORQUE O PROJETO DE GOVERNO JÁ ACONTECEU
A convenção deu espaço para todos os candidatos a vereador do Podemos fazerem uma breve apresentação. Em discurso, o presidente do Podemos no Tocantins, Tiago Dimas, defendeu que a história de Eduardo Siqueira Campos “o gabarita” para governar Palmas. Vice na chapa, Carlos Velozo disse o ver como “o melhor nome” para a Capital. “Não precisa prometer, porque o projeto de governo dele já aconteceu”, exaltou. Vanderlei Luxemburgo (Podemos) também discursou.
CHAPA PROPORCIONAL
A chapa de 24 candidatos a vereador do Podemos conta com: Adão Júnior, André Nogueira, Charles Noleto, Chayla Félix, Cleison Nunes, Débora Guedes , Diogo Fernandes, Fabrício, Fernandes da Guarda , Fredim do Povo, Gabi do Povo , Hélio Santana, Luís Oliveira, Mariluce de Sousa, Mary Cats, Ivancley, Negão do Voley, Patrícia Macena, Manoel Bonfim, Tenente Messias, Protetora Françoise, Rodrigo Siqueira, Silas Gomes, Valtonia, Vovô do Chambari.
Confira imagens da convenção — fotos: Ascom Eduardo Siqueira Campos: