O Partido dos Trabalhadores (PT) segue com a agenda de encontros regionais e neste fim de semana foi a vez Dianópolis – sexta-feira, 18 – e Gurupi – sábado, 19 – de receberem a programação que reuniu militância, dirigentes partidários e pré-candidatos da sigla para as eleições de outubro. Nome petista para o Palácio Araguaia, o ex-deputado estadual também se fez presente e fez um apelo pela eleição de Lula da Silva (PT) como presidente da República.
Governo que mais conquistou
Paulo Mourão avalia o governo do petista como mais eficiente e, por isso, defendeu sua volta. “Em outros momentos o Brasil avançou, mas o governo que mais conquistou socialmente e economicamente na nossa história foi o de um cidadão, torneiro mecânico Luiz Inácio Lula da Silva, que criou um processo de inclusão social e de respeitabilidade, governou para todos e para todas”, destacou.
Precisamos romper com modelos de política que beneficiam alguns grupos
Em relação ao cenário regional, o pré-candidato ao Palácio Araguaia voltou a criticar o histórico recente do Tocantins que não vê um eleito concluir o mandato há 16 anos. “Temos – desde 2006 – governos que não concluem mandatos, os jogadores [governantes] são instalados em times diferentes, mas são sempre os mesmos e é preciso que os partidos e todos e todas, que se alinham aos desejos e aos sonhos do povo se unifiquem para retomar a lealdade e fidelidade aos princípios éticos, morais, constitutivos da nossa sociedade”, ponderou Paulo Mourão. “Precisamos romper com modelos de política que beneficiam apenas alguns grupos, esses modelos de política que não tem compromisso com a sociedade, não podemos aceitar e por isso cabe ao PT levantar a bandeira da mudança e da transformação”, emendou.
Compreender a realidade do Tocantins
O presidente do diretório estadual da sigla, o deputado Zé Roberto, também fez uma breve análise do cenário tocantinense, lamentando os dados sociais registrados. “Precisamos compreender a realidade deste Estado desde a sua fundação, pois nunca conseguiu diminuir a pobreza e o Partido dos Trabalhadores é a alternativa de mudança, que significa romper com a concentração de renda. Somos um Estado onde mais de 800 mil pessoas não têm casa para morar, 100 mil vive com menos de R$ 150,00 por mês, e por isso precisamos compreender para quem devemos pensar a política pública: o povo pobre, excluído, a trabalhadora e o trabalhador”, destacou.
Câmara
Já o deputado federal Célio Moura aproveitou o evento para destacar as pautas petistas nas Casas Legislativas. “Foi com a nossa representação na Câmara dos Deputados, que podemos ser contra a Reforma da Previdência, as reformas trabalhistas, contra todas as privatizações que foram colocadas no Congresso, contra o PL do veneno, contra a proposta de mineração nas terras indígenas. É vergonhoso o que querem fazer com o povo trabalhador brasileiro, e por isso nos mantivemos alertas para votar a favor do povo trabalhador e contra esse governo genocida, que precisamos dar um fim e unidos trazer de volta o desenvolvimento social e econômico para o Brasil e o Tocantins”, disse.
Presenças
Ainda participaram da programação o prefeito de Dianópolis, José Salomão, a deputada estadual Amália Santana; além dos pré-candidatos à Assembleia Legislativa, Tuca do Ferro velho, Antônio Marcos, Zé Roque, George França, Fabiano Kenji, Charles e Edivaldo; ao Senado, Vilela do PT; e à Câmara Federal, Eutália Barbosa e Donizetti Nogueira.