O vice-reitor da Universidade Federal de Tocantins (UFT), Marcelo Leineker, participou na quinta-feira, 19, do encontro do presidente Luiz Inácio Lula da Silva com reitores de universidades e institutos federais de ensino, no Palácio do Planalto, em Brasília. Segundo ele, o presidente e os ministros reiteraram o que as instituições federais de ensino sofreram nesses últimos anos. “Mas sobrevivemos e estamos prontos para nos engajar no projeto de reconstrução da educação e do país”, destacou o vice-reitor.
EQUALIZAÇÃO DE RECURSOS
Leineker contou que o encontro enfatizou, inclusive, a necessidade de se trabalhar na equalização dos recursos orçamentários entre as instituições de diferentes regiões e o fortalecimento, por exemplo, das universidades inseridas na região amazônica – onde, também, se encontra a UFT.
INVESTIMENTOS EM PESQUISA
O vice-reitor da UFT disse que a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, garantiu que haverá investimentos em pesquisa para as universidades, sobretudo em áreas estratégicas para o desenvolvimento do país.
GARANTIA DE AUTONOMIA
Já o ministro da Educação, Camilo Santana, conforme Leineker, pontuou para a garantia da autonomia, o retorno de orçamento para investimentos, a retomada de obras nas instituições de ensino superior e, principalmente, recursos para assistência estudantil.
FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Santana conclamou universidades e institutos federais a se engajarem ainda mais na formação de professores, visando a melhoria da Educação Básica e a formação do novo Plano Nacional da Educação. Para o vice-reitor da UFT, o clima da reunião, “no geral, foi de otimismo e entusiasmo”. “Ficamos bastante felizes e esperançosos com o que vem por aí”, avaliou Leineker.
RECONHECE E VALORIZA
O reitor da UFT, Luís Eduardo Bovolato, disse à coluna que acompanhou a reunião pelo YouTube, e avaliou que “foi extremamente positiva”. “O presidente Lula reconhece e valoriza o papel e importância estratégica das universidades públicas brasileiras para o desenvolvimento nacional”, afirmou.
UNIVERSIDADES PODEM RETOMAR O PROTAGONISMO
Para Bovolato, Lula também entende que os recursos aplicados em educação são investimentos e não gastos. “Portanto, há uma expectativa muito positiva entre os reitores de que possamos retomar nosso protagonismo e, assim, reforçarmos nosso compromisso com a nação brasileira”, disse o reitor da UFT. (Com informações do site da UFT)