O principal evento político da semana será o 18ª Fórum de Governadores da Amazônia Legal, que acontecerá em Palmas na quinta 1º, e sexta-feira, 2. Conforme o CT apurou, o governador Mauro Carlesse (DEM) deve sair como protagonista na defesa da polêmica política ambiental, tema do encontro, do presidente Jair Bolsonaro. As novas medidas ambientais anunciadas pelo governo federal são muito criticadas pela imprensa e ambientalistas.
Ministro na quinta
O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, provavelmente venha na quinta-feira, antes da chegada dos demais governadores, para fazer esse alinhamento com Carlesse.
Jogo do agronegócio
Salles está sendo muito criticado pela gestão do meio ambiente no Brasil. O ministro é acusado de fazer o jogo do agronegócio.
Ambientalistas indignados
Nesse domingo, 28, por exemplo, o próprio Bolsonaro deixou a comunidade ambientalista indignada ao afirmar que está procurando o primeiro mundo para explorar minerais em áreas indígenas.
Meio ambiente em pauta
A 18ª do encontro vai reunir os governadores do Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Roraima, Pará, Rondônia e Tocantins, além de secretários de Estado e técnicos de governo. Em debate o papel, a importância e as oportunidades para o desenvolvimento sustentável da região e também o alinhamento do planejamento estratégico do grupo para este segundo semestre.
Programação
Na quinta-feira, o evento iniciará às 8h30, no Instituto de Contas, do Tribunal de Contas do Estado (TCE-TO), com o credenciamento dos presentes. Às 8h45 está previsto o início das reuniões das Câmaras Setoriais (Comunicação Pública; Consórcio Interestadual; Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e, Segurança Pública) e reunião do Conselho de Administração.
Os governadores
Na sexta-feira, 2, os chefes de Estado serão recepcionados pelo governador Mauro Carlesse às 8h15 para um café da manhã privativo em seu gabinete, no Palácio Araguaia. Às 8h45, ocorrerá na Sala de Reunião do Palácio a 2ª Reunião Ordinária da Assembleia Geral do Consórcio Amazônia Legal, quando serão tratados assuntos internos e deliberações da pauta do conselho de administração e câmaras setoriais.