Niceia Menegon
Especial para a Coluna do CT
O anúncio do pré-candidato à vice-governador na noite desta quarta-feira, 27, em Gurupi, lotou o Clube da Caixa e movimentou a cidade. A “Aliança pelo Tocantins” foi “abençoada” pelo presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, que veio prestigiar o evento que selou a participação do presidente estadual do partido e ex-prefeito de Gurupi, Laurez Moreira, como companheiro de chapa do governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) na disputa pelo comando do Palácio Araguaia.
Chapa completa
A chapa “Aliança pelo Tocantins” será encabeçada por Wanderlei, com Laurez de vice e a deputada federal Dorinha Sehabra Rezende (União Brasil) na disputa pelo Senado.
Barba, cabelo e bigode
Para o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, a chapa é “uma aliança fadada à vitória, uma união com os melhores”. “É ‘barba, cabelo e bigode’: Wanderlei governador, Laurez vice e Dorinha senadora”, pontuou. Lupi enfatizou que a trajetória, a experiência e a lisura do governador Wanderlei Barbosa o credenciam para encabeçar essa Aliança, exaltou as gestões de Laurez e fechou reconhecendo “a doçura e a coragem” de Dorinha, que será a representante feminina na chapa majoritária.
Simpatia por Wanderlei
“Trago um abraço do nosso candidato a presidente, Ciro Gomes, que tem muita simpatia por você”, disse Lupi, se referindo a Wanderlei, que já integrou o PDT por vários anos e chegou anunciar sua volta ao partido pouco antes de assumir o governo. Ele disse ainda que “em algum momento”, virá ao Estado com Ciro Gomes para pedir votos e reforçar a campanha.
Em nome de todas as mulheres
A deputada Federal e pré-candidata ao senado Dorinha Seabra Rezende (União Brasil) iniciou seu discurso reconhecendo o papel feminino na participação e construção social. “É em nome de vocês que unem a doçura, a firmeza e a resistência, me orgulho de todas as mulheres do meu Estado.”
Braço forte
“Laurez, nós sabemos que você será um braço forte junto ao governador Wanderlei, cuidando do Estado do Tocantins. Você é conhecido de Tocantinópolis até Talismã, um prefeito que mudou a cara de Gurupi, trouxe crescimento, inovação, geração de trabalho e renda”, validou Dorinha.
Enfim, vice
O ex-prefeito Laurez Moreira fez um discurso emocionado, resgatando sua história política desde os movimentos estudantis. Exaltou a vereança em Dueré, as legislaturas e finalizou com a gestão à frente de Gurupi. “Conseguimos transformar a realidade de Gurupi. As pessoas de Gurupi sabem o quanto fizemos para melhorar e sempre avaliaram bem o nosso trabalho, obrigado gurupienses por sempre estarem ao meu lado”, afirmou Laurez.
Não tinha sentido
Ele ainda justificou porque voltou atrás na ideia de disputar ao governo do Estado. “Depois de visitar o Estado, depois do Wanderlei assumir, refleti que não tinha sentido eu disputar ao governo contra o Wanderlei Barbosa, porque a história dele é igual à minha”, ponderou Laurez, que comparou a origem familiar interiorana dos dois e “os mesmos ideais” para o futuro do Tocantins.
Dois filhos do Estado
O ex-prefeito ressaltou que “é a primeira vez na história do Tocantins que dois filhos deste Estado disputam um mandato de governo”. “Assumo a condição de pré-candidato a vice-governador nesta chapa e tenho certeza que foi a melhor posição que poderíamos tomar nesse momento”, avaliou Laurez, se dizendo com o mesmo entusiasmo de 1982, quando iniciou sua trajetória política por ter abraçado essa aliança.
Não ficará largado
Em seu discurso, o governador Wanderlei Barbosa garantiu que o vice terá participação ativa na próxima gestão e não ficará “largado”. “Laurez, você não será um vice que ficará largado pra lá”, afirmou Wanderlei, numa alfinetada à sua situação no governo de seu antecessor, Mauro Carlesse (Agir). “Vou aproveitar a sua experiência de gestor, a sua história. Você será um conselheiro do nosso governo, administrará este Estado junto comigo. Eu não preciso de um vice que não seja útil à sociedade”, avisou o governador, afirmando que estarão lado a lado, junto com Dorinha.
Coração curraleiro
O governador Wanderlei Barbosa também salientou que não irá permitir uma campanha “de ódio” ou falar mal de alguém em seu palanque. “Nosso palanque é do amor. É de um coração de curraleiro”, disse, explicando que é dessa forma que a campanha se dará até outubro. “Uma campanha alegre, propositiva, perto do povo e de resgate do Tocantins.”
Caravanas
O evento foi bastante prestigiado e lotou o Clube da Caixa. Diversos prefeitos da região sul e suas caravanas, vereadores, pré-candidatos, lideranças e apoiadores do ex-prefeito Laurez. Moreira.
Cúpula estadual
A maioria dos secretários estaduais estava presente no evento da “Aliança pelo Tocantins”.
Pioneiros
Alguns políticos históricos também estiveram por lá, como o ex-senador Leomar Quintanilha, o ex-governador Raimundo Boi e sua esposa, a ex-vereadora de Palmas Warner Pires.