A Coluna do CT apurou detalhes o happy hour entre a prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro (PSDB) e aí ex-senadora Kátia Abreu (Progressistas) na tarde de sexta-feira, 15. Segundo testemunhas ouvidas pelo site, o assunto das ações contra o governador Wanderlei Barbosa não foi o motivo do encontro entre as duas líderes, ao contrário do que se especulou. Na verdade, o tema foi tocado rapidamente pela ex-senadora, que disse que a Justiça afastará Wanderlei em algumas semanas. “Mas o assunto morreu aí, e é corriqueiro na fala de Kátia, ela sempre fala isso. Dessa forma, foi só esse comentário e não se tocou mais no tema”, contou.
ENCONTRO NÃO FOI MARCADO
Cinthia foi ao Mercatto acompanhada do marido, o deputado estadual Eduardo Mantoan (PSDB), e de dois secretários por volta das 15 horas de sexta-feira, vinda da posse do seu amigo e presidente da Federação das Indústrias do Tocantins (Fieto), Roberto Pires. No restaurante, a prefeita encontrou Kátia, seu marido, o ex-superintendente do Sebrae Moisés Gomes, e o presidente da Câmara da Capital, José do Lago Folha Filho (PSDB), que almoçaram juntos.
APROXIMAR-SE MAIS DOS VEREADORES
Então eles se juntaram e passaram a falar de política, pauta que tomou conta da roda até por volta das 20 horas. A ex-senadora insistiu algumas vezes para que Cinthia se aproximasse mais dos vereadores — o que sugeriu aos presentes que seria resultado da conversa dela com Folha, que foi embora pouco depois da chegada de Cinthia.
AMASTHA À MESA
Da prefeita, o que chamou atenção foi o fato de ela colocar à mesa a possibilidade de fazer uma aliança e apoiar a pré-candidatura do ex-prefeito Carlos Amastha (PSB), o que ele mesmo já havia ventilado na entrevista que concedeu à Coluna do CT na semana passada. Mas ela citou também a pré-candidatura do deputado estadual Júnior Geo como opção. Contudo, deixou claro aos presentes que nada está definido.
KÁTIA FORA EM 2024 E 2026
Já de Kátia, o que chamou a atenção foi o fato de ela garantir aos presentes que não participará das eleições de 2024 nem como candidata, nem como apoiadora de qualquer uma concorrentes colocados. A ex-senadora ainda afirmou que não pretende concorrer as eleições estaduais de 2026.
AMASTHAL: CHANCE REAL
A coluna conversou com outra fonte muito próxima da prefeita e ela confirmou que a possibilidade de Cinthia estar no palanque de Amastha é “uma chance real”. A leitura que se faz é que uma candidatura do ex-prefeito com o apoio de Cinthia ganha muito mais fôlego para tentar impedir a vitória da deputada estadual Janad Valcari (PL) — adversária de ambos. Ainda na mesa do happy hour, a tucana avisou que estará em qualquer palanque que for para o segundo turno contra a pré-candidata liberal.
FOTO DO PALÁCIO COMO REAÇÃO
O encontro entre Cinthia e Kátia, como não poderia deixar de ser, repercutiu amplamente nesta segunda-feira, 18. O principal efeito do happy hour, conforme a leitura dos que conhecem melhor os meandros da política tocantinense, foi a foto — acima — divulgada durante a tarde de uma reunião do governador Wanderlei, presidente do Republicanos; com o deputado federal Vicentinho Júnior, presidente do Progressistas; e com os senadores Eduardo Gomes, presidente do PL; e Dorinha Seabra Rezende, presidente do União Brasil, para discutir as composições do grupo para as eleições municipais. Nesta imagem chamou a atenção a ausência do vice-governador Laurez Moreira, presidente do PDT, partido que integra a base governista.