O prefeito de Araguaína, Wagner Rodrigues (UB), e o secretário executivo do Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, Hélter Dantas, estiveram na sede da companhia Azul Linhas Aéreas, em Barueri, São Paulo, para uma reunião com toda a diretoria da empresa. No encontro desta terça-feira, 6, a companhia garantiu ao gestor que começará a operar no município em agosto deste ano com um jato da Embraer 195 E2 com capacidade para 140 passageiros. Neste período, o aeroporto da cidade já estará com todos os novos equipamentos de navegação, pousos e decolagens em operação, garante o Paço.
AINDA SEM DESTINO DEFINIDO
Wagner Rodrigues falou sobre a agenda por meio da assessoria. “Daqui até agosto também é o prazo que a Azul precisa para adequar a malha aérea e incluir Araguaína em uma de suas rotas. Por enquanto, não nos informaram os destinos, porque serão feitos alguns estudos, mas é certo que teremos mais uma companhia aérea operando na nossa cidade”, disse. Ainda durante a reunião, o prefeito reforçou o compromisso com o cronograma das obras de modernização do aeroporto e no cumprimento rigoroso das exigências técnicas feitas pela Secretaria da Aviação Civil (SAC), órgão do Ministério de Portos e Aeroportos.
AVANÇO DAS OBRAS
No começo de 2024, a SAC autorizou a prefeitura a iniciar a instalação do Indicador de Percurso de Aproximação de Precisão (PAPI). Já a instalação da Estação Prestadora de Serviços de Telecomunicações e Tráfego Aéreo (EPTA) depende da aprovação do projeto e liberação do Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo, que solicitou ao município um prazo de 30 dia para analisar a documentação já enviada pela prefeitura. Ao todo, a instalação dos equipamentos, testes e liberação da SAC têm um prazo previsto de 90 dias.
OUTROS INVESTIMENTOS
Além da instalação dos equipamentos que auxiliam a navegação das aeronaves, as etapas posteriores das obras de modernização do aeroporto incluem a finalização do projeto que contempla as estruturas internas, como um novo estacionamento, nova área para hangares, uma área de giro, além do reforço na pista, reestruturação e ampliação do terminal de passageiros para mais de 2 mil metros quadrados e reforma da seção contra incêndio. A previsão é que esses projetos sejam concluídos em março deste ano. O investimento da prefeitura inclui ainda a duplicação da Avenida Dionísio Farias, no Bairro de Fátima, via principal que dá acesso ao aeroporto a partir da BR-153.
ARAGUAÍNA PRECISA VOAR
O encontro de Wagner com a empresa ocorre em meio à pressão dos empresários, que chegaram a criar um movimento que busca o término das obras no aeroporto da cidade e do aumento de voos diários para Palmas, Brasília e Goiânia. É o “Araguaína Precisa Voar”, lançado pela Associação Comercial e Industrial de Araguaína (Aciara), que criou um grupo de trabalho para dialogar com companhias aéreas e o poder público, visando melhorar as ofertas de voos e expandir as operações no aeroporto.