A senadora Kátia Abreu (Progressistas) acompanhou a agenda do vice-presidente da República, Hamilton Mourão (PRTB), com uma comitiva de diplomatas em partes da Amazônia, na semana passada. Conforme o governo federal, a missão diplomática teve objetivo de apresentar às autoridades estrangeiras a realidade da região e as principais políticas com vistas ao desenvolvimento da Amazônia Legal.
Agenda
Na quarta-feira, 8, a comitiva visitou a Vale, na Serra dos Carajás, em Parauapebas. Na quinta-feira, 9, o grupo seguiu para Altamira para conhecer as instalações da Usina Hidrelétrica (UHE) Belo Monte. Já na sexta-feira, 10, encerrando a viagem à Amazônia Oriental, o vice-presidente da República e presidente do Conselho Nacional da Amazônia Legal (CNAL), Hamilton Mourão, levou os diplomatas ao Instituto Evandro Chagas e o Museu Emílio Goeldi, em Belém.
Responsabilidade grande
Conforme O Liberal, a senadora Kátia Abreu aproveitou a agenda para destacar a redução de 38,12% no desmatamento em agosto de 2021 na comparação com o mesmo mês de 2020. Para a tocantinense, a aliança do Exército foi importante, especialmente na elaboração de estratégias e logísticas junto aos fiscais do desmatamento. “A nossa Amazônia garante a permanência e regularidade no centro-sul do país, mas também no norte do Uruguai, da Argentina e do Paraguai. Temos uma responsabilidade muito grande com as nossas florestas, não só do Brasil, mas desses países vizinhos”, afirmou a presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado..