HAJA PACIÊNCIA
O secretário de Segurança e Mobilidade Urbana de Palmas, Agostinho Araújo Rodrigues Júnior, precisou de muito jogo de cintura na sessão especial da Câmara na manhã desta sexta-feira, 2, para discutir o transporte público da Capital. Além dos questionamentos que não tinham relação direta com a convocação, a concessão do serviço, Agostinho Júnior exercitou a paciência para aguentar os berros com que a presidente da Câmara, Janad Valcari (PL), se dirigia a ele em busca de resposta para as questões.
COMPOSTURA E RISOS IRÔNICOS
Apesar do terremoto ao seu lado, o secretário manteve a compostura, deu risos irônicos e, diante da estapafúrdia situação, procurou responder o que foi possível, entre um grito e outro. Agostinho Júnior ainda cutucou a “fera” quando disse que respeita a Câmara, ao contrário do que o acusou Janad. “Vereadora, a senhora falta com a verdade quando disse que eu não respeito essa Casa. Esta Casa eu respeito, quem não a respeita é a senhora, da forma como a trata desde o começo de sua legislatura”, contra-atacou.
FACTOIDES ELEITORAIS
Firme e sem se intimidar, Agostinho ainda insistiu com a “fera” que ela estava trazendo factoides eleitorais para a sessão da Câmara – Janad é candidata a deputada estadual. “Vir para cá para criar factoide político para aparecer em YouTube, em Instagram, isso aí é coisa da senhora. Isso aqui tá virando um verdadeiro palco, e não a convocação para a qual fui chamado”, disparou o secretário.
NÃO DEIXA FALAR
O vereador Márcio Reis (UB), após muita insistência, conseguiu a palavra e observou que só a presidente do Legislativo queria falar, apesar de cobrar insistentemente respostas do secretário. “A senhora está achando que só a senhora é dona de tudo aqui, ele [secretário] mal está falando. A senhora não deixa ele falar”, reclamou o parlamentar.
FAZENDO BAIXARIA
Reis afirmou ainda que Janad “não se cala” para receber as respostas, e foi ao ponto: “A senhora está fazendo baixaria. Não é assim, presidente!”, tentou orientar o vereador.
VAI FAZER BAIXARIA SEMPRE
Janad não se deu por derrotada e retomou o discurso para a plateia: “Se defender o meu povo for fazer baixaria, eu vou fazer baixaria sempre”, avisou. “Mas não vou me calar perto desse povo”, continuou num grito súbito, com Agostinho Júnior, ao lado, não conseguindo conter o riso, diante do grotesco apelo populista.
NÃO É A FORMA, É O CONTEÚDO
O vereador Márcio ainda tentou explicar para Janad que baixaria não era o conteúdo, mas a sua forma de falar: “Não, presidente, baixaria é a forma e o tom com que a senhora fala”. Foi em vão. A vereadora reagiu com mais um populismo, apontando para a plateia: “Minha voz e o tom são o que está engasgado no corpo da pessoa, e está com um nó!”, exasperou-se, novamente erguendo o som.
249 RECEBEM O BENEFÍCIO TAXISTA
Do Tocantins, 249 motoristas de táxi receberam as duas primeiras parcelas do Benefício Taxista na terça-feira, 30, coordenado pelo Ministério do Trabalho e Previdência. O Pará é o líder no Norte em número de beneficiados, com 2.309 profissionais, que receberam as parcelas de R$ 1 mil cada, referentes a julho e agosto. O Amazonas aparece em segundo lugar, onde 1.689 profissionais foram contemplados. Os demais estados da região tiveram menos de mil beneficiários. Em ordem decrescente, estão: Rondônia (465); Acre (289); Tocantins (249); Amapá (120); e Roraima (102).
DIMAS OUVE JORNALISTAS
O candidato a governador do PL, Ronaldo Dimas, se reuniu nesta semana com uma comitiva de dezenas de jornalistas e repórteres-fotográficos do governo do Estado. Eles entregaram ao candidato uma carta com dez reivindicações da categoria. Dimas ressaltou que as reivindicações parecem ser justas e possíveis, e se comprometeu em analisar o documento da categoria.
DE VOLTA AO TOCANTINS
Ex-secretário da gestão Carlos Amastha (PSB), Hector Franco está de volta ao Tocantins, onde ficará até o final das eleições. É ele quem faz os trackings da campanha de Amastha para o Senado. Hector foi um dos principais responsáveis pelo sucesso dos Jogos Mundiais Indígenas, quando esteve no comando da pasta que organizou a competição em Palmas, em 2015. Depois foi presidente da Fundação Cultural, até ser exonerado pela nova prefeita, Cinthia Ribeiro (PSDB), em abril de 2018. Por fim, diretor-geral da Câmara de Palmas até voltar para a sua terra, Florianópolis ainda em 2018.
CAMPANHA 3 EM 1
A senadora Kátia Abreu (Progressistas) inaugurou esta semana uma estratégia mais incisiva neste início de reta final das campanhas eleitorais. Ela está chamando de “campanha 3 em 1”. Ou seja, além dela, os dois suplentes estão indo a campo em busca de votos. O empresário Fernando Iberê (Progressistas) é o primeiro suplente e o vereador de Araguaína Soldado Alcivan (Progressistas), o segundo.
IRÁJÁ NO 2º TURNO
O médico Hugo Mendes, candidato a deputado federal pelo PSD, está mais do que confiante no desempenho de seu o candidato a governador, Irajá. Além de acreditar que teremos segundo turno, ao contrário do que indicam as pesquisas divulgadas até agora, Mendes aposta que é o senador, e não Dimas, que disputará o segundo round com o governador Wanderlei Barbosa (Republicanos). O médico avalia que o candidato do PL está “derretendo”.
IVANILSON APOSTA NO EMPREENDEDORISMO
Candidato a deputado estadual do Solidariedade, o vereador de Gurupi Ivanilson Marinho tem apostado no empreendedorismo para promover sua campanha. Marinho defende em suas peças publicitárias que o povo precisa de oportunidade e garante que o microcrédito vai garantir isso. Conforme o vereador, além de fomentar o pequeno empreendedor que deseja criar o próprio negócio, esta proposta do microcrédito vai gerar empregos e impulsionar a economia das cidades.
CAMPANHA FORTE DE OLIVEIRA EM GUARAÍ
O candidato a deputado estadual do Cidadania João Oliveira lembra que ele também é de Guaraí e que está fazendo uma campanha muito forte na cidade. Quando deputado estadual e federal, Oliveira conta que garantiu grandes obras para Guaraí, como duplicação de vias, ambulância, feira coberta, pontes na zona rural, quadras de esporte e asfalto para grandes setores.
MÃO AMIGA
O prefeito de Araguaína, Wagner Rodrigues (SD), fez uma defesa enfática da reeleição do deputado federal Tiago Dimas (Podemos), no lançamento da candidatura do parlamentar na noite dessa quinta-feira, 1º. Segundo Wagner, Tiago estendeu a mão para ele em seu momento mais difícil. “Não teve nenhum outro deputado para ajudar Araguaína com a sensibilidade que o Tiago teve”, garantiu o prefeito, que também citou a mão amiga do senador Eduardo Gomes (PL) à sua gestão.
MELHOR QUE O PAI
O pai de Tiago e candidato a governador, Ronaldo Dimas, garantiu que o filho lhe dá orgulho e que “está sendo um belíssimo deputado federal”. Dimas ainda arrematou: “Até melhor do que eu fui”. O ex-prefeito de Araguaína ocupou vaga na Câmara Federal de 2003 a 2006.
APOIO DE PINDORAMA
O deputado estadual Valdemar Júnior (Republicanos) recebeu o apoio do vice-prefeito de Pindorama, Edinon Mendes (UB), e dos vereadores da cidade Neném do Dete (MDB), Deca Teixeira (MDB), Rodolfo Ficher (PTB) e Wendel Martins (PTB). O grupo visitou o parlamentar nessa quinta-feira para hipotecar o apoio à sua reeleição.