Ainda sem acordo
Últimos ajustes no acordo entre a candidata a senadora do União Brasil, Dorinha Seabra Rezende, e a prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro (PSDB), foram a razão do adiamento do registro da candidatura à reeleição do governador Wanderlei Barbosa (Republicanos), que estava marcado para as 17 horas desta quarta-feira, 10, no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-TO). Agora a previsão é de que seja realizado no final da tarde desta quinta, 11.
Bombeiro e mediador
Wanderlei chegou a ir ao TRE, mas soube que havia um entrave nas conversas de Cinthia e Dorinha. Imediatamente, o governador passou a agir como “bombeiro” e a mediar a discussão. Toda documentação dele está pronta e até o plano de governo concluído. Só falta esse acerto entre Dorinha e Cinthia.
Agenda com Dr. Helvécio
O governador aproveitou a viagem e esse reuniu com o presidente do TRE-TO, desembargador Helvécio de Brito Maia Neto.
Traiu ou não?
O candidato a governador do PSD, Irajá, foi entrevistado pela jornalista Maju Cotrim, do site Gazeta do Cerrado, nessa terça-feira, 9, que fez ao também senador a pergunta, de forma objetiva, sobre a qual todos querem a resposta. Maju quis saber se Irajá traiu na reta final da pré-campanha o deputado federal Osires Damaso (PSC). O candidato do PSD falou que é amigo de Damaso, disse que já dobrou com ele em outras eleições, que a oposição precisava de uma candidatura competitiva, etc. Só não deu a resposta: traiu ou não?
Damaso tem respondido
Ao contrário de Irajá, a quem tem perguntado, Damaso tem dado a resposta de forma objetiva, sem poupar adjetivos. Três fontes contaram espantados à coluna o que ouviram do deputado federal do PSC.
Baixa I
O vereador Waldson da Agesp é uma baixa importante na nominata do PSDB. Ele desistiu de disputar vaga de deputado federal e contou à coluna que, nestas eleições, vai focar mesmo na coordenação da campanha a estadual do ex-deputado José Augusto Pugliesi (PSD).
Baixa II
Não é a única baixa na nominata da federação dos tucanos com o Cidadania. Outro vereador, Joatan de Jesus (Cidadania), também desistiu de disputar vaga na Câmara Federal. Joatan disse à coluna que definirá até sexta-feira, 12, quem apoiará.
Foi por causa de Kátia?
Gerou uma grande especulação a ausência do governador Wanderlei e da prefeita Cinthia na abertura da Semana Municipal da Juventude, na noite dessa terça-feira, 9, no Ginásio Ayrton Senna. O evento é da prefeitura com apoio do Sebrae. Circulou no WhatsApp durante todo o dia que os dois decidiram não ir em cima da hora por conta da presença da senadora Kátia Abreu (PP). Fontes do Paço disseram que Cinthia teve uma urgência com seu bebê e precisou dar atenção a ele. No Palácio, a informação é de que havia outro compromisso na agenda de Wanderlei.
Kátia reage a mais uma sandice de Bolsonaro
Kátia reagiu nas redes sociais ao decreto do presidente Jair Bolsonaro (PL), publicado nessa terça, que desregulamentava a atividade de corretor de imóveis. Depois da repercussão negativa, Bolsonaro revogou a medida que prejudicaria os cerca de 500 mil profissionais do setor no país. Para a senadora tocantinense, o decreto retrocedia “o que duramente foi conquistado há 60 anos pelos corretores de imóveis”.
Wanderlei com prefeitos
O governador Wanderlei recebeu nesta terça os prefeitos de Pequizeiro, Jocelio Nobre (PSD), e de Santa Rita, Neguinha do Restaurante (UB).
Dimas e o Auxílio Tocantins
Na esteira do que tem feito o presidente Bolsonaro, seu candidato a governador no Estado, Ronaldo Dimas (PL), está propondo a criação do Auxílio Tocantins, um pacote social de socorro para colocar comida na mesa das famílias e também de ajuda aos idosos para a compra de remédios.
Mais segurança no Parque da Pessoa Idosa
A vereadora Laudecy Coimbra (SD) está cobrando da prefeitura mais segurança no Parque da Pessoa Idosa. Ela levou à tribuna da Câmara de Palmas relatos dos funcionários e frequentadores sobre dois assaltos à mão armada no local, com violência física e psicológica a todos que estavam no parque. Os bandidos levaram bens e valores dos frequentadores. “Eu ouvi de familiares e dos próprios idosos que eles gostam de participar das atividades, no entanto, a segurança é fundamental para quem trabalha e para quem frequenta o local”, afirmou Laudecy. A parlamentar ainda lamentou o fato de se tratar de um público mais vulnerável, muitas vezes com dificuldade até de locomoção.