SEM A PREFEITURA
Nem o prefeito Ronivon Maciel (UB), nem a secretária da Assistência Social e primeira-dama, Keila Viana, dizem ter sido convidados pelo governo do Tocantins para a inauguração, nessa quinta-feira, 25, da unidade do Sistema Nacional de Empregos (Sine) em Luzimangues, distrito de Porto Nacional. Ao lado do governador Wanderlei Barbosa (Republicanos), contudo, reclamam os aliados de Ronivon, estava o adversário do Paço nas eleições deste ano, o deputado federal Antônio Andrade (Republicanos). Para representantes do município, portanto, a inauguração dessa unidade do Sine foi eleitoralizada pelo Palácio.
O CAIXA JÁ É DA PREFEITURA
Ainda sobre a discussão da lista tríplice de reitor criada pela Câmara de Gurupi para a Unirg, uma importante fonte da prefeitura rebateu à coluna a fala do ex-presidente da fundação da universidade e hoje membro do Conselho Superior da instituição, o professor Sávio Barbalho, que disse que o Executivo está com “olho gordo” sobre o caixa da instituição. Conforme essa fonte, isso não é verdade porque a prefeitura já tem controle sobre esse caixa, uma, vez que ele é de responsabilidade da Fundação Unirg, cujo presidente é indicação do Executivo. Ao reitor, ressalta a fonte, cabe administrar a área acadêmica da Unirg. Já o presidente da fundação cuida da administração geral e das finanças.
NOSSO MELHOR PROJETO
A professora Dora Kaufman, da PUC de São Paulo, autora dos livros A inteligência artificial irá suplantar a inteligência humana? e Desmistificando a inteligência artificial, em artigo na revista Época Negócios desta sexta-feira, 26, tratou da proposta da Comissão Temporária sobre Inteligência Artificial (CTIA) do Senado, cujo relatório foi apresentado na quarta-feira, 24. Esse grupo tem como relator o senador tocantinense Eduardo Gomes (PL). A proposta é uma revisão do Projeto de Lei 2.338/2023, visando constituir o “Marco Regulatório da IA no Brasil”. Para a especialista, “no geral, em uma primeira avaliação, parece ser o nosso melhor projeto de regulamentação da inteligência artificial, adequado a um Marco Regulatório da IA (distinto de uma Lei de IA, como da Europa)”. “Parabéns a todos os envolvidos, particularmente ao relator senador Eduardo Gomes e a sua equipe de assessores”, afirmou Dora Kaufman na conclusão do artigo.
DR. HUGO COM JORGE FREDERICO
Candidato a prefeito em 2020, o médico Hugo Mendes (Solidariedade) vai apoiar em 2024 a pré-candidatura do deputado estadual Jorge Frederico (Republicanos). Ele explicou à coluna que, com os quase 8% dos votos que obteve há quatro anos, não pode ficar de fora do que chamou de “jornada tão importante para a nossa cidade”, até, avaliou, “em respeito a todos que confiam no Dr. Hugo Mendes”. Ele disse que, nos últimos anos, Araguaína recebeu investimentos em infraestrutura, mas “o custo de vida elevou e as pessoas estão mais pobres hoje”. “Não posso só avaliar a pequena parcela dos bem-sucedidos e, sim, dos que mais sofrem, que necessitam de muito mais de Araguaína, mais empregos, menores taxas de impostos e melhores serviços tecnológicos”, defendeu.
ÓTIMOS NOMES DE VICE
Segundo o médico, esse é o motivo de seu apoio a Jorge Frederico. “Como estou na presidência municipal do Solidariedade ainda existe a chance de pleitear vaga na majoritária com o deputado Jorge, mas não é um ponto dado como certo, já que o grupo tem ótimos nomes como o ex-prefeito Paulo Sidney (PDT) e o ex-deputado Elenil da Penha (PP) e todos acreditam que Araguaína pode mais”, afirmou Dr. Hugo, que, para vereador, vai trabalhar pela eleição de seu pai, José Carlos Mendes (PDT).
TIO É PRÉ-CANDIDATO
Ainda sobre Araguaína, o tio de Jorge, Jean Frederico (Republicanos) — na foto, à dir. — é pré-candidato a vereador. Jean era servidor da prefeitura e foi exonerado em 20 de outubro, e atribuiu esse fato a uma foto publicada dele com o governador Wanderlei. O município na época alegou que haveria um acordo para que ele deixasse o cargo de assessor técnico do gabinete do prefeito Wagner Rodrigues (UB), mas Jean negou à coluna que esse entendimento existisse.
O VICE DE KASARIN
O prefeito de Colinas, Josemar Kasarin (UB), disse à coluna que seu candidato a vice será escolhido através de pesquisa para “o povo indicar quem quer” para a vaga. Há quem diga que ele vê vantagem nessa preferência para o empresário Aloísio Rocha, do mercado São Judas Tadeu.
NUNCA TOCOU NO ASSUNTO
Kasarin negou buxixos que circulam na cidade de que ele teria um acordo com o governador Wanderlei para indicar para vice o vereador Washington Aires (Republicanos), presidente do Ruraltins. “Nunca nunca nunca [o governador] nem tocou no assunto comigo”, garantiu a seu estilo muito próprio.
IVORY LANÇA PRÉ-CAMPANHA DIA 7 E QUER WANDERLEI PRESENTE
O lançamento da pré-campanha do deputado estadual Ivory de Lira (PCdoB) a prefeito de Miracema já tem data marcada. Será no dia 7 de maio, com a presença de vários deputados estaduais e federais. O pré-candidato e seus aliados tentam levar o governador Wanderlei. Contudo, reforçando, a prefeita Camila Fernandes foi filiada por Wanderlei no Republicanos, o que, em tese, impede a presença do governador na campanha de Ivory.