Nem confirma, nem nega
Na reunião do PSD na tarde desta segunda-feira, 1º, no Hotel 10, em Palmas, o senador Irajá não confirmou que será candidato a governador, como se especulou durante todo o final de semana, mas também não negou. Garantiu, porém, que ele e o pré-candidato a governador do PSC, Osires Damaso, estarão juntos nestas eleições. Ainda que não tenha deixado claro qual será o papel de cada um.
Jogadores da reserva podem entrar
A frase que marcou a reunião foi bastante sugestiva: “Há jogadores na reserva que podem entrar se o time não estiver ganhando o campeonato”, afirmou Irajá a seus pré-candidatos e correligionários.
Querem candidatura de Irajá
Uma coisa está bem clara: os pré-candidatos a deputado do PSD querem Irajá disputando o governo do Tocantins.
Desespero de adversário
O final de semana foi de muita especulação sobre a possibilidade de uma virada de mesa na aliança de PSC e PSD, com o senador Irajá assumindo a candidatura a governador no lugar do deputado Osires Damaso, que negou essa hipótese. “Sem fundamento. É desespero de adversário”, reagiu o pré-candidato, questionado pela coluna.
Ausência sentida
De toda forma, houve quem sentisse a falta de Irajá em Araguatins, onde Damaso convidou no sábado, 30, o empresário Edison Tabocão (PSD) para ser seu candidato a vice, sob o testemunho do ex-senador Ataídes Oliveira (Pros).
Novo líder de Wagner na Câmara
Novo líder do prefeito de Araguaína, Wagner Rodrigues (SD), o vereador Soldado Alcivan (PP) sempre foi muito próximo da deputada estadual Valderez Castelo Branco (Republicanos) e seu marido, o ex-deputado federal Lázaro Botelho (PP). O casal é adversário histórico do grupo do ex-prefeito Ronaldo Dimas, que venceu Valderez nas eleições municipais de 2016 e 2020.
Ofício lido
O ofício do prefeito que indica Alcivan como líder foi lido na sessão da Câmara de Araguaína desta segunda-feira, 1º.
Pré-candidato a suplente
O empresário Vilela do PT, que disputou as eleições para prefeito de Palmas em 2020 e é presidente metropolitano da sigla, agora já está se apresentando como pré-candidato a primeiro suplente de senador. Ainda que o partido não tenha definido quem será seu candidato a senador.
Wanderlei na convenção de Tarcísio
O governador Wanderlei Barbosa foi à convenção nacional e paulista de seu partido, o Republicanos, no sábado, 30, em São Paulo. Na estadual foi confirmada a candidatura a governador de São Paulo do ex-ministro da Infra-estrutura Tarcísio Freitas e, na nacional, o Republicanos oficializou o apoio à reeleição do presidente Jair Bolsonaro (PL).
Sem Bolsonaro
Contudo, nas postagens em suas redes sociais, Wanderlei não fez qualquer referência a Bolsonaro. Fotos apenas com Tarcísio e outros líderes republicanos. O presidente é do partido de um dos principais adversários do governador do Tocantins, o PL de Ronaldo Dimas.
Boa relação com Eurípedes
Um dos fundadores do Pros, Ataídes ressaltou a boa relação que mantém com o presidente nacional do partido, Eurípedes Júnior, que obteve nesse domingo, 31, decisão favorável do ministro Jorge Mussi, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), para retornar ao comando da legenda. “Possuo uma boa relação com o Eurípedes e estamos trabalhando para que o Pros tenha, pela primeira vez, um senador no Congresso Nacional”, afirmou Ataídes.
Coach pode “rodar”
Com isso, quem corre risco de “rodar” é o coach e influenciador digital Pablo Marçal, que teve sua candidatura a presidente da República homologada pelo Pros nesse domingo. Já se espera que a convenção seja cancelada e outra organizada até sexta-feira, 5.
Convenção do MDB
O presidente regional do MDB, Marcelo Miranda, convocou a convenção do partido para sexta-feira, das 8 às 12 horas, na sede em Palmas. A sigla, ainda que sob críticas, como a coluna tem mostrado, deve confirmar o apoio à candidatura a governador de Ronaldo Dimas e a indicação do ex-deputado Freire Júnior como vice.
Nova sede do MPE de Paraíso
A nova sede das Promotorias de Justiça de Paraíso do Tocantins, localizada no setor Paulista, nas mediações do fórum da cidade, será entregue na quinta-feira, 4, às 17h30. Segundo o Ministério Público Estadual (MPE), a obra foi construída atendendo aos padrões de acessibilidade, em espaço mais amplo e moderno, com objetivo de oferecer comodidade e conforto aos integrantes e possibilitar um melhor atendimento ao cidadão. Além de Paraíso, a sede atende também Abreulândia, Divinópolis do Tocantins, Marianópolis do Tocantins, Monte Santo do Tocantins e Pugmil, uma população de quase 73 mil pessoas.