DEU NILTON
A preferência dos deputados prevaleceu e Nilton Franco (Republicanos) vai mesmo presidir a poderosa Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ). Eles contrariam no governador Wanderlei Barbosa (Republicanos), que, como a coluna antecipou nessa terça-feira, 14, queria Cláudia Lelis (PV) no comando.
REVIRAVOLTA EM BLOCO
Na liderança do bloco Republicanos e Solidariedade, uma reviravolta. O deputado Vilmar de Oliveira (SD), tido como certo, acabou não sendo o escolhido. O novo líder desse grupo partidário é Jorge Frederico (Republicanos).
MOISEMAR VENCE MANTOAN
O deputado Moisemar Marinho (PSB) é o presidente da Comissão de Administração, Trabalho, Defesa do Consumidor, Transportes, Desenvolvimento Urbano e Serviço Público. O tucano Eduardo Mantoan queria a vaga, mas não teve votos para isso. Dizem que até deixou a reunião da comissão e nem votou.
MÃO AMIGA DE JANAD
A vitória de Moisemar é atribuída à articulação da deputada Janad Valcari (PL).
ALETO APROVA INDICAÇÃO DE LUCENA
Sobre a possível indicação de Marcelo Lucena para o comando da Secretaria do Trabalho e da Assistência Social (Setas) pela senadora Dorinha Seabra Rezende (UB), deputados disseram à coluna que o nome dele foi muito bem recebido na Assembleia. Na sala VIP da Casa, o assunto foi abordado positivamente em algumas rodas nesta quarta-feira, 15.
SEMPRE PRÓXIMO A WANDERLEI
Na eleição do ano passado, Lucena pediu voto para o deputado Ivory de Lira (PCdoB) e, historicamente, ele sempre esteve próximo do governador Wanderlei Barbosa. Em 2006, quando Wanderlei perdeu a disputa pela Assembleia, o indicado para a Setas o apoiou, o que se repetiu em 2010. Em 2018, Lucena apoiou a candidatura do deputado Léo Barbosa (Republicanos).
“FILHOS” DAS RETALIAÇÕES
Oito vereadores estão afastados da base da prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB) pelo mesmo motivo: são “filhos” das retaliações por conta da eleição da mesa diretora da Câmara Palmas em junho do ano passado. Eles não deram apoio ao candidato governista a presidente, José do Lago Folha Filho (PSDB). São eles: Joatan de Jesus (Cidadania), Mauro Lacerda (PSB), Rubens Uchôa (Cidadania), Marilon Barbosa (UB), Rogério Freitas (PSD), Juscelino Rodrigues (PSDB), Waldison da Agesp (Avante) e Laudecy Coimbra (SD), que está licenciada.
REAÇÃO FORTE
Contudo, a reação ao Executivo promete ser forte. O vereador Mauro Lacerda já engrossou o discurso e desde semana passada vem fazendo denúncias contra a prefeitura. Serão 8 contra 11, este último o número de vereadores da base de Cinthia.
VAI PRECISAR DOS AFASTADOS
Com essa base, a prefeita consegue aprovar matérias de quórum simples, sem precisar dos insatisfeitos, mas não aquelas que exigem quórum qualificado (dois terços dos vereadores) – quando precisa de número mínimo de 13 votos. Por exemplo, caso de proposta de emenda constitucional. Aí Cinthia terá que convencer os afastados.
RENUNCIOU PELA CCJ
A vereadora Iolanda Castro (PTB) renunciou ao cargo de segunda secretária da mesa diretora para ser presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação. Para o lugar dela, foi eleito, com 17 votos, o vereador Márcio Reis (UB).
TENTOU FICAR COM AS FINANÇAS
Nos bastidores da definição das comissões permanentes da Câmara de Palmas, a informação é de que a senadora Dorinha Seabra Rezende, presidente regional do União Brasil, tentou conseguir o comando da Comissão de Finanças, Tributação, Fiscalização e Controle. Ela até se reuniu há uns 15 dias com seus vereadores – Márcio Reis, Marilon Barbosa e Pedro Cardoso. Contudo, recuou porque não teria número para isso e, além disso, dois deles são extremamente fiéis à prefeita – Márcio e Pedro.
NOVO CONVITE
O prefeito de Araguaína, Wagner Rodrigues (SD), acumula mais um convite para migrar de partido. Desta vez foi o histórico MDB. Wagner já é cortejado por PL, PP, PSD, PSB e Podemos. O convite chegou ao prefeito direto do presidente regional do MDB, Marcelo Miranda, num encontro dos dois em Brasília (foto à esq.).
SEM PRESSA, MAS COM CRITÉRIOS DEFINIDOS
De toda forma, o prefeito não tem pressa para se decidir. Ainda é cedo e a aprovação dele está em alta em Araguaína. Mas a regra é clara: ouvir o grupo, o partido tem que ser grande (e o Solidariedade encolheu ano passado) e precisa estar alinhado ao presidente Lula e ao governador Wanderlei, ainda que Wagner tenha apoiado no ano passado Jair Bolsonaro (PL) e Ronaldo Dimas (PL). Porém, as eleições passaram e o momento é de pensar a gestão.
PELA PACIFICAÇÃO DO BRASIL
O deputado federal Ricardo Ayres (Republicanos) foi outro parlamentar do Estado que fez sua estreia na tribuna da Câmara. Ele defendeu, no fim da sessão dessa terça-feira, a pacificação do Brasil. Ayres afirmou que é preciso superar as “diversidades políticas próprias da democracia e pacificarmos o nosso país para cumprirmos bem a nossa responsabilidade como deputado federal”. “Na condição de deputado federal, consciente da responsabilidade do dever, haveremos de juntos pacificarmos o nosso país para que as nossas instituições democráticas, que se respeitam, na harmonia e independência necessária, possam cumprir a sua função e entregar para a nossa população efetivamente os bons resultados”, disse o novo deputado tocantinense.
Assista:
WALDEZ GÓES EM PALMAS
O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, vem a Palmas para a posse solene de recondução de Estellamaris Postal ao cargo de defensora pública-geral do Estado, no dia 6 de março, às 16 horas, na sede da Defensoria Pública Estadual (DPE-TO). Estellamaris se elegeu para o biênio 2023/2025 em outubro. A posse regimental, concedida pelo Conselho Superior da Defensoria Pública, foi realizada no dia 25.