Não tem unanimidade
O apoio do MDB ao pré-candidato a governador do PL, Ronaldo Dimas, não é unânime dentro do partido. A própria deputada federal Dulce Miranda defendeu na reunião dessa quarta-feira, 20, que o presidente regional e seu marido, Marcelo Miranda, aguardasse mais um tempo antes de tomar uma decisão.
Discurso mais duro
Quem também propôs, num discurso mais duro, que o MDB aguardasse mais um pouco para se posicionar foi a coronel Patrícia Amaral.
Elenil está fora
O deputado estadual Elenil da Penha avisou que estará fora da aliança com Dimas. Ex-aliado de primeira hora, Elenil rompeu em 2020 com o pré-candidato a governador, que, naquelas eleições, o preteriu na sucessão para apoiar o atual prefeito Wagner Rodrigues (SD).
Partido dividido para a convenção
Assim, a expectativa é de que o MDB vá dividido para a convenção marcada para o dia 5.
Convenção adiada por denúncia
A convenção do PSB ocorreria nesta quinta-feira, 21, mas o presidente regional do partido, Carlos Amastha, contou ter conversado com a executiva nacional e feito a mudança da data para o dia 5 por conta das denúncias que trouxe a público nessa quarta-feira, 20, contra o delegado Guilherme Rocha.
Coordenação de Amastha
O irmão do delegado, Felipe Rocha, também citado por Amastha na denúncia, é um membro histórico do PSB. Ele disse à coluna que nunca teve problema pessoal com o ex-prefeito de Palmas. Ao contrário de perseguir o presidente do partido, como o próprio alegou, Felipe lembrou ter feito parte da coordenação da campanha de Amastha ao governo do Tocantins em 2018, e até encaminhou algumas postagens da época, como a que segue:
Cinthia garante segurança a Lula
A prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro (PSDB), colocou à disposição do pré-candidato do PT ao governo, Paulo Mourão, a estrutura da Guarda Metropolitana para fazer a segurança do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que virá a Palmas na primeira quinzena de agosto. Além da Capital, Lula pode percorrer algumas cidades do Bico do Papagaio, o que ainda depende de um estudo de logística e segurança. Do Tocantins, o presidenciável petista seguirá para Pará e Amazonas.
Carinho especial
Mourão disse que Lula tem um carinho especial por Cinthia. A amizade deles vem da época do senador João Ribeiro, falecido em 2013 e que foi um dos conselheiros do ex-presidente. Quando o parlamentar estava doente, Lula chegou a visitá-lo no hospital.
Kátia recebe Damaso
A senadora Kátia Abreu (PP) recebeu na chácara dela, em Palmas, nessa quarta-feira, 21, o pré-candidato a governador do PSC, Osires Damaso. Segundo ambos os lados, a conversa foi boa, mas sem nenhum encaminhamento. Damaso e Kátia ainda voltarão a conversar.
Gomes entra campanha
O senador Eduardo Gomes (PL) recebe em sua residência, em Palmas, na noite de quinta-feira, vários prefeitos para um jantar. É o início de sua participação na campanha de Dimas. Entre os convidados estão Wagner Rodrigues (SD), de Araguaína, Celso Morais (MDB), de Paraíso; Josi Nunes (UB), de Gurupi; Diogo Borges (PSD), de Talismã e presidente da ATM; e Auri-Wulange Ribeiro Jorge (PTB), de Axixá. No entanto, o senador já conversou com vários deles à tarde e continuará falando nesta sexta, 22, e nos próximos dias.
No 1º turno
Pronto para ser anunciado na quarta-feira, 27, como vice na chapa do governador Wanderlei Barbosa (Republicanos), o ex-prefeito de Gurupi Laurez Moreira (PDT) está empolgado. Ele garante que Wanderlei liquida a fatura ainda no primeiro turno.
De bolsonarista para bolsonarista
Edu do coletivo Somos afirmou, numa postagem no Twitter, que o PDT do Tocantins se aliou “ao bolsonarista Wanderlei Barbosa”, e avisou, aliviado: “Ainda bem que eu saí a tempo dessa ‘barbaria’”. Ele é um ex-pedetista. Contudo, adversários do coletivo lembraram que o Somos está filiado ao PSB, que, no Estado, se aliou ao PSC, do também deputado federal bolsonarista Osires Damaso.
Veja o post de Edu: