A prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro (PSDB), pretende restringir sua base aos dez vereadores que votaram conforme sua orientação na eleição da mesa diretora da Câmara. Seu candidato era o vereador José do Lago Folha Filho (PSDB), que venceu com apenas um voto de frente o veterano Jucelino Rodrigues (PSDB), que também compunha a base da prefeita.
Convencimento quando necessário
Nas votações que exigem quórum qualificado, ou seja, dois terços da Casa (13 parlamentares), a gestão pretende buscar o convencimento dos três vereadores que precisará para fechar o placar.
Todos foram traídos
Na avaliação do Paço, ambos os lados foram traídos na eleição da mesa — prefeitura e oposição —, e, por sorte, Cinthia ficou com a maioria, ainda que de apenas um voto.
Joatan pode retirar pré-candidatura
Vereador da base até a eleição da mesa, Joatan Silva de Jesus (Cidadania) foi um dos três que tiveram seu pessoal exonerado ou dispensado pela prefeita no dia seguinte à eleição da mesa diretora. Ele é pré-candidato a deputado federal, mas revelou à coluna que está pensando se vai mesmo para a disputa. Joatan disse que só decidirá em agosto se retira ou não seu nome. O Cidadania forma federação com o PSDB de Cinthia.
Célio Moura com Lula e Alckmin
Na manhã dessa quarta-feira, 13, o deputado federal Célio Moura (PT) participou da reunião de parlamentares com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e seu pré-candidato a vice, Geraldo Alckmin (PSB).
Lula aposta em Mourão no 2º turno
Célio disse à coluna que Lula acredita que Paulo Mourão (PT) poderá mesmo estar no segundo turno do Tocantins.
Começa viagem ao Norte por Palmas
O ex-presidente estará no Estado no início de agosto numa viagem que fará pelo Norte do País. Lula começará esse tour por Palmas.
Alckmin vem falar com o centro
Célio Moura contou ter tido uma boa conversa com Alckmin, que se propôs vir ao Estado numa agenda separada da de Lula para buscar o apoio do centro político tocantinense. A ideia é que o pré-candidato a vice de Lula se reúna com empresários. A data ainda não foi discutida.
Wanderlei e Kátia só se cumprimentam
O governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) e a senadora Kátia Abreu (PP) apenas se cumprimentaram nos festejos de aniversário de Porto Nacional nessa quarta-feira, 13. Não houve nenhuma conversa sobre a crise que caminha colocar os dois em palanques opostos nas eleições deste ano.
Amastha satisfeito com Damaso
O presidente regional do PSB, Carlos Amastha, se diz plenamente satisfeito com a aliança que fez com o pré-candidato a governador do PSC, Osires Damaso. “Uma relação fácil, muito gostosa, sem qualquer restrição”, resumiu as conversas que tem tido com Damaso. Amastha afirmou que ambos têm valores parecidos, apostam no empreendedorismo e acreditam no desenvolvimento do Tocantins.
Martha Ramos comemora piso da farmácia
A Câmara dos Deputados aprovou nessa quarta-feira, 13, o salário mínimo para farmacêuticos. Quem comemorou foi a conselheira federal tocantinense de Farmácia, Martha Ramos. De acordo com o texto, ficou estabelecido um valor de R$ 6.500 como salário mínimo para os profissionais. Além disso, a proposta prevê um adicional de 10% para aqueles que atuam como gerentes técnicos. “Como representante da classe farmacêutica e como profissional da farmácia, eu reconheço a importância dessa vitória. Hoje fizemos história na Câmara, consolidamos e fortalecemos um pouco mais nossa classe”, afirmou ela.
Caso Amália e caso Raul/Solange
Sobre a exclusão da deputada estadual Amália Santana da nominata de pré-candidatos do PT, por declarar apoio à reeleição do governador Wanderlei Barbosa, membros do partido lembram do episódio da expulsão do ex-prefeito de Palmas Raul Filho e da então deputada estadual Solange Duailibe. Na executiva nacional tudo foi resolvido na conversa e o casal permaneceu na legenda até pedir desfiliação. Hoje Solange até está de volta ao PT como vereadora da Capital. Amália já jurou que vai apoiar Paulo Mourão e recorreu ao diretório nacional. A expectativa é de que o final da história seja o mesmo do de Raul e Solange.
51% do país e 5% do poder
Em suas palestras de lançamento do Prêmio Mulher que Transforma, da Federação da Indústrias do Estado do Tocantins (Fieto), a consultora Nilmar Ruiz tem colocado que, apesar de representarem 51% da população brasileira, as mulheres respondem por míseros 5% das instâncias de poder. O prêmio da Fieto visa fortalecer a representatividade feminina no segmento industrial do Tocantins através da identificação, reconhecimento e incentivo às empresas tocantinenses lideradas por mulheres. As inscrições estão abertas até 5 de agosto.