Depois de Gurupi, o governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) e a pré-candidata a senadora do União Brasil, Dorinha Seabra Rezende, estarão juntos novamente em Paraíso. Quem os colocará novamente lado a lado é, outra vez, uma pré-candidata a deputada federal do UB de Dorinha, a ex-vereadora de Paraíso Vanessa Alencar. O lançamento da pré-candidatura dela será às 19 horas desta quinta-feira, 14, no Teatro Cora Coralina.
Mais com Wanderlei que com Dimas
Com isso, Dorinha apareceu mais vezes publicamente com Wanderlei em uma semana do que com o pré-candidato a governador do PL, Ronaldo Dimas, no ano inteiro. Sem contabilizar aí as várias vezes em que o governador e a deputada estiveram juntos em inauguração de obras por todo o Estado, desde que Wanderlei tomou posse em 20 de outubro.
A contabilidade dos votos
É justamente a contabilidade que estaria atrasando o fechamento da aliança entre Wanderlei e Dorinha. Não de aparições públicas, mas de votos. Conforme a coluna apurou, o senador Eduardo Gomes (PL) e o grupo de Dimas garantem a ela 25 mil votos de frente em Araguaína, o que, asseguram, lhe daria certamente a cadeira de senadora. Assim, o ponto principal dessa conciliação de contas para colocar Dorinha no palanque do Palácio é definir em quais localidades o governo poderia compensá-la com os votos que, em tese, a pré-candidata perderia na cidade do norte.
Dorinha e Laurez conversam
No lançamento da pré-candidatura a deputado federal de Rodrigo Maciel (UB), em Gurupi, o ex-prefeito da cidade Laurez Moreira chamou Dorinha para uma conversa. Ele é cotadíssimo para a vaga de vice-governador de Wanderlei.
Laurez soma em qualquer projeto
Sobre o ex-prefeito de Gurupi, ao jornalista Wesley Silas, do portal Atitude, o governador avaliou que Laurez “é um nome importante para o sul do Estado e para o Tocantins”. “É experiente, foi deputado estadual, deputado federal, vereador e prefeito com muita qualidade aqui para Gurupi. Então, é um nome que soma em qualquer projeto. Eu tenho conversado muito com o Laurez”, disse Wanderlei.
Pé de ouvido
Irajá (PSD), Gomes e Dorinha conversaram muito no sábado, 9, em Novo Alegre, no sudeste do Estado.
Irajá empolgado com Damaso
Aliados do pré-candidato a governador do PSC contam que estão positivamente surpresos com o empenho do senador Irajá para consolidar o nome de Osires Damaso na corrida pela sucessão do Palácio Araguaia.
Nega discussão
E o senador Irajá nega que tenha tido qualquer discussão entre ele e o deputado federal Vicentinho Júnior (PP), como a coluna informou nessa terça-feira, 12, por conta de sua decisão de apoiar Damaso.
De olho mesmo em 2026
Apesar disso, ainda existem os buchichos de que Irajá poderia assumir a candidatura, caso o pré-candidato do PSC não decole antes das convenções. “Já decolou”, garantiu um importante membro da aliança em torno de Damaso. Para ele, Irajá está mais preocupado é em garantir sua reeleição a senador em 2026. Com o pré-candidato do PSC no Palácio, essa missão ficaria bem mais fácil.
Base e secretários prestigiam
Ainda sobre o evento de Rodrigo Maciel na noite dessa terça, a prefeita de Gurupi, Josi Nunes (UB), não foi, mas sua base na Câmara e vários secretários estavam presentes. Oficialmente, Josi cumpria agenda em Brasília, porém, fato é que a prefeita é próxima dos principais adversários de Wanderlei — Gomes, Dimas e o ex-governador e também pré-candidato a senador do Agir, Mauro Carlesse.
Ricardo Ayres é vítima de fake news
O deputado estadual Ricardo Ayres (Republicanos) foi alvo de uma fake news nesses últimos dois dias. Uma mensagem disseminada pelas redes sociais comemorava o fato de ele ter desistido de concorrer à Câmara Federal. Tudo mentira, garantiu o próprio Ayres. Inclusive, ele conversou com coluna do interior, onde estava participando de evento para promover sua pré-candidatura a deputado federal.
Relação de forças na Câmara
Apesar do silêncio garantido pelo recesso, vereadores afirmaram à coluna que a relação de forças na Câmara de Palmas vai mesmo mudar com a volta das sessões em agosto. Resultado da eleição da mesa diretora e das exonerações em massa promovidas pela prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB). Para os parlamentares ouvidos, a oposição deve se fortalecer e receber membros expurgados da base pela prefeita.
Vereador aflito
No entanto, há vereador aflito, que teve todo o povo (e até familiares) exonerado e, portanto, sofre forte pressão para pedir arrego a Cinthia.
Assunto vencido
No Paço, a informação é de que, para a prefeita, a disputa pela mesa da Câmara é assunto vencido. A preocupação por lá é outra, a eleição do marido de Cinthia, Eduardo Mantoan (PSDB), para deputado estadual.
13 dos 19 nas eleições
De toda forma, a Câmara deve funcionar de forma capenga até 2 outubro. Afinal, nada menos do que 13 dos 19 vereadores devem disputar as eleições — oito para estadual e cinco para federal.
Sem Eduardo Siqueira, Soró vai para a disputa
O gurupiense Sérgio Vieira Marques, o Soró (PDT), é uma das opções da região sul para a Assembleia em outubro. Ele contou que ter conversado bastante com o deputado Eduardo Siqueira Campos (UB), de quem é parente, e o parlamentar lhe garantiu que não vai mesmo à reeleição. Assim, resolveu, com amigos e familiares, “que é chegada a nossa hora”.