O nome do MDB mais cogitado para a vaga de vice do pré-candidato a governador do PL, Ronaldo Dimas, é o ex-deputado federal Freire Júnior. Nas eleições de 2018, ele havia assumido a primeira suplência do então candidato à reeleição no Senado, Ataídes Oliveira (Pros). Este ano chegou a cogitar a disputa para Câmara Federal, mas a informação é de que estaria desistindo de concorrer.
Ainda alinhando
Apenas o nome de Freire está em debate pelo MDB par vice de Dimas. O partido discutiu o tema a tarde toda, mas afirmou que ainda “está alinhando”. A definição deverá sair apenas nesta quinta-feira, 21.
Dorinha comemora evento na ATM
A pré-candidata a senadora do União Brasil, Dorinha Seabra Rezende, comemorou o resultado do evento em que seu partido e o Republicanos, do governador Wanderlei Barbosa, anunciaram a aliança nessa terça-feira, 19. “Superou todas as expectativas, ainda mais considerando que se tratava de apenas de uma reunião para anunciar a aliança de Republicanos e UB”, ressaltou Dorinha.
Mais de 60 prefeitos
Ela calcula que havia mais gente no auditório da ATM e na frente do prédio do que em convenções realizadas no local. “Muita gente, mais de 3 mil pessoas”, estimou. Dorinha disse que pela manhã falou com mais de 60 prefeitos.
Um senador para Araguaína
Um argumento usado por quem quer que o pré-candidato do PL, Ronaldo Dimas, ceda na tentativa de composição com Osires Damaso (PSC), é que Araguaína ressente a falta de um senador desde a morte de João Ribeiro, em 2013. Para eles, com o histórico de excelentes gestões, Dimas poderia ocupar este espaço, com o apoio de todo o norte do Estado.
Um excelente senador
Claro, o problema é que o pré-candidato do PL e seus defensores também acham que Damaso daria um excelente senador.
Foi um evento muito bom
No lançamento de sua pré-candidatura a deputado federal na noite desta terça-feira, 19, o ex-vereador de Gurupi Kita Maciel (Podemos) fez críticas ao presidente da Câmara de Gurupi, Rodrigo Maciel (UB), que também está de olho em vaga da Câmara Federal. Apesar do mesmo sobrenomes, eles não são parentes. Segundo Kita, na semana passada Rodrigo teria ligado para servidores da Casa para obrigá-los a prestigiar o lançamento da pré-candidatura do vereador. “Política se faz com humildade e não com pressão”, alfinetou Kita.
Governador e senador de Marco Duarte
O presidente eleito da Câmara de Araguaína, Marcos Duarte (SD), disse à coluna que vai anunciar semana que vem quem serão seus candidatos a governador e a senador. Apesar de ter sido eleito no partido do prefeito Wagner Rodrigues (SD), fiel seguidor de Dimas, Duarte avisou que ainda não sabe em que palanque subirá. Mas, para o Senado, revelou que está de “conversas bem avançadas” com Kátia Abreu (PP).
Clayton Paulo com Kátia
Quem também vai de Kátia é o prefeito de Nazaré, Clayton Paulo (PTB). Segundo ele, a parlamentar e o filho, senador Irajá (PSD), garantiram mais de R$ 5 milhões ao município entre o que já foi pago e o que está indicado. “Isso fez com que minha aprovação superasse 80% na cidade”, comemorou o prefeito.
Em defesa do TSE e do sistema eleitoral
Presidido pela defensora pública-geral do Tocantins, Estellamaris Postal, o Conselho Nacional das Defensoras e Defensores Públicos-Gerais (Condege) foi uma das importantes entidades nacionais que se manifestaram em defesa do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e do sistema eleitoral brasileiro, atacados pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), na reunião que ele fez com embaixadores na segunda-feira, 18, no Palácio do Planalto. Na nota pública, o Condege diz que, “a três meses das eleições, a Defensoria Pública brasileira coloca-se ao lado e em defesa do regime democrático e rechaça qualquer ameaça ou ato atentatório ao Estado de Direito e à democracia brasileira”.
Apoio da Ciadseta
O pré-candidato a senador do PTB, o advogado e apóstolo Flávio Braga, disse ter conseguido o apoio da Convenção Interestadual dos Ministros das Igrejas Assembleias de Deus (Ciadseta), durante a 83ª Assembleia Geral Ordinária (AGO) da entidade, ocorrida no final da semana, em Colinas, reunindo cerca 700 pastores. Ele afirmou que quer o pastor Paulo Martins Neto, presidente da Ciadseta, como seu suplente.
Do norte, de direita e bolsonarista
Braga defende que é o único pré-candidato ao Senado com base política no norte do Tocantins, uma vez, ressaltou, que os demais são do centro e do sul. Além disso, orgulha-se, de ser “de direita e bolsonarista”.
Eleitor não quer quem tem mandato
Também do PTB, o ex-superintendente do Procon do Tocantins Walter Viana é pré-candidato a deputado estadual. Ele contou já ter percorrido cerca de 110 municípios e avaliou que o sentimento do eleitor “é de votar em candidatos que não têm mandato”. E ressaltou: “Estamos na linha de renovação na política”.
Comitiva do TO na convenção de Ciro
Além do presidente regional, Laurez Moreira, a comitiva tocantinense na convenção nacional do PDT que homologou a candidatura de Ciro Gomes à presidente contou com Abraão Lima, Ana Lage, Gleide Braga e Dra. Lúcia Caetano.
Novo Fórum de Tocantinópolis
O presidente do Tribunal de Justiça do Estado, desembargador João Rigo, lançou na segunda-feira, 18, a pedra fundamental do novo Fórum da Comarca de Tocantinópolis. A obra está orçada em R$ 5.727.254,84 e a ordem de serviço foi assinada para início imediato. “Essa não será uma obra que só o Poder Judiciário será beneficiado. Todo o sistema de Justiça ganhará e a população de Tocantinópolis e das cidades que a comarca atende terão modernidade e conforto na prestação jurisdicional”, afirmou o desembargador na solenidade.