SÓ WANDERLEI FALA
O governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) puxou exclusivamente para a si a discussão sobre o aumento, ou não, do volume de emendas parlamentares para os deputados estaduais. Ele avisou à equipe que a partir de agora somente ele falará com o presidente da Assembleia, Amélio Cayres (Republicanos), sobre o tema. Wanderlei não quer que nenhum auxiliar toque no assunto com quem quer que seja, inclusive com deputados.
A MEGA FESTA DO IRMÃO DE ALEXANDRE
Irmão do deputado federal Alexandre (Republicanos), Raul Guimarães completa 40 anos e fará neste sábado, 21, uma mega festa para mais de mil pessoas. Nos bastidores fala-se do possível lançamento de uma pré-candidatura dele a prefeito de Araguaína.
PODERÁ TER CANDIDATO
A conversa ganhou mais força depois de uma entrevista de Alexandre Guimarães ao site O Na Íntegra, de Araguaína, em que o parlamentar avisou: “Eu disse que não seria candidato, mas não defini apoio e poderei ter um candidato”. A declaração veio depois de o site ter divulgado que uma fonte próxima ao deputado disse que ele não disputaria a prefeitura e apoiaria o candidato de Wanderlei. O governador esteve na cidade na quarta-feira, 18, e sinalizou claramente que seu nome para prefeito é o deputado estadual Jorge Frederico (Republicanos).
TODOS OS HOLOFOTES PARA IRAJÁ
Logo após massificada a informação de que o Palácio definiu que o deputado estadual Eduardo Fortes (PSD) é seu candidato em Gurupi em 2024, a prefeita Josi Nunes distribuiu amplamente convite para a imprensa participar da reunião que ela fará com senador Irajá (PSD) na segunda-feira, 23. Segundo o convite, Irajá – inimigo figadal do governador Wanderlei – deverá destinar nada fora do comum, ainda que importantes recursos para a revitalização do Parque Mutuca e para a construção da nova sede do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Mas o estardalhaço do convite é visto como recado certo.
NADA DE ESTARDALHAÇO
A prefeitura, por sua vez, garantiu que não há estardalhaço na visita de Irajá, mas que a obra do Samu é esperada há muito tempo, um investimento que chegará a R$ 6 milhões. Além disso, lembra que o Fortes e o empresário Oswaldo Stival compõem o governo municipal e que a prefeita Josi conta com a parceria do governador Wanderlei, cuja presença ela faz questão no aniversário da cidade no mês que vem, pelo apoio que o Palácio tem dado ao município.
A FÚRIA DOS CRENTES
O presidente da Ordem dos Ministros do Evangelho de Palmas (Omep), apóstolo Tertuliano, líder da Assembleia de Deus Esperança, saiu em defesa do deputado federal Ricardo Ayres (Republicanos), que, em suas redes sociais, chamou de retrocesso o projeto de lei que proíbe o casamento homoafetivo e a união estável entre pessoas do mesmo sexo. A matéria foi aprovada na Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família da Câmara dos Deputados, com o voto favorável de dois deputados pastores, Eli Borges e Filipe Martins, ambos do PL. Após essa fala, o parlamentar virou alvo da fúria de boa parte dos crentes.
EXPRESSOU POSIÇÃO IMPORTANTE
Tertuliano, contudo, disse ao site JM Notícia que Ayres “expressou uma posição importante em defesa dos direitos civis e da igualdade”. “A postagem que menciona o projeto de lei não reflete a posição ideológica do nobre deputado. Ele enfatiza que esse debate não se trata de religião, e nenhuma igreja é obrigada a casar ninguém, preservando assim a liberdade de crença e respeito”, afirmou o presidente da Omep. Para ele, “a questão é sobre discriminação, intolerância e a responsabilidade do Estado em regulamentar as relações sociais”. “Eu pessoalmente apoio a promoção da igualdade e valorizo a posição do deputado Ayres nesse sentido”, avisou.
CIDADÃO TOCANTINENSE
A deputada estadual Vanda Monteiro (UB) apresentou na Assembleia projeto que concede título de Cidadão Tocantinense ao deputado federal Danilo Forte (UB-CE), relator do Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) de 2024 na Câmara Federal. Forte esteve em Palmas na segunda-feira, 16, para uma audiência em que conheceu as prioridades do Tocantins para o Orçamento da União. Ele presidiu a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) de maio de 2007 a março de 2010, cargo em que contribuiu com o Tocantins. Depois, já como deputado, foi relator orçamento de 2014 e, com o então parlamentar tocantinense Osvaldo Reis, priorizou importantes obras para o Estado.
VANDA CONTINUA FIRME
Por falar em Vanda Monteiro, aliados garantem que ela continua firme e animada com sua pré-candidatura a prefeita de Palmas. Vanda aposta no intenso trabalho social que realiza e na defesa dos direitos da mulher que faz na Assembleia para buscar musculatura e disputar o cargo pela segunda vez — ela concorreu em 2020. Esses aliados ressaltam o crescimento expressivo da votação da parlamentar para assegurar que ela continua, sim, no páreo, muito também por conta da ótima relação que mantém com Paço e Palácio.
FILIAÇÕES EM SILVANÓPOLIS
O presidente do Cidadania, deputado estadual Eduardo do Dertins, lançou na quarta-feira, 18, dois pré-candidatos a prefeito em Silvanópolis. Quem estiver melhor nas pesquisas na reta final da pré-campanha será o cabeça de chapa. São eles Dr. Deneis Borges e Olimar.
LAUREZ COM SANDOVAL
O vice-governador Laurez Moreira (PDT) visitou na quarta-feira com o ex-governador Sandoval Cardoso, em Bandeirantes do Tocantins. Laurez foi à fazenda de Sandoval acompanhado do prefeito de Colinas, Josemar Kasarin (UB), e do vereador Ricardo Parente (Avante). “Excelente almoço, pela boa conversa e toda a receptividade”, resumiu Laurez sobre o encontro nas redes sociais.