Irajá fala em se licenciar
Na reunião com o PSD nessa segunda-feira, o senador Irajá aventou a possibilidade de se licenciar do cargo para dar a vaga ao vereador de Araguaína e pré-candidato a deputado estadual pelo partido, Terciliano Gomes.
Reforça suspeitas
O primeiro resultado direto desse anúncio é que reforçou as suspeitas de que Irajá pensa mesmo em ser candidato a governador.
Quem assume?
O segunda questão que levanta é quem poderá assumir. Porque Terciliano é o segundo suplente. O primeiro suplente é o empresário Marcos Souza (PRTB), da Capital, que disse à coluna que ainda não havia sido consultado a respeito. Souza afirmou que não acredita que lhe será proposto abrir mão da oportunidade para que o vereador de Araguaína assuma a vaga no Senado. “Também contribui com meus votos na campanha de 2018, e tenho satisfação a dar a meus eleitores, amigos e familiares”, ponderou o empresário.
Espaço para os dois
Terciliano disse que a ideia não é atropelar ninguém, mas que os dois suplentes possam ter a experiência de ocupar a vaga de senador.
Será candidato, sim
O vereador, contudo, está preocupado com a possibilidade de essa história atrapalhar sua campanha a deputado estadual. Por isso, reforçou que uma coisa não tem nada a ver com a outra, e que, mesmo que assuma o Senado, continuará sua busca por votos para chegar à Assembleia.
Maluquice de Irajá
Quem comentou a possibilidade de Irajá disputar o Palácio Araguaia foi o deputado federal Vicentinho Júnior (PP). No grupo “Amigos da Senador Kátia Abreu”, no WhatsApp, alguém postou matéria sobre o tema e Vicentinho avisou numa mensagem: “Sou Kátia, mas não entro nessa maluquice de Irajá”. Para governador, ele apoia a reeleição de Wanderlei Barbosa (Republicanos).
Mourão assina carta
O pré-candidato a governador do PT, Paulo Mourão, assinou nesta terça-feira, 2, a carta em Defesa do Estado Democrático de Direito, idealizada por juristas e pela Faculdade de Direito da USP. O documento já conta com mais de 667 mil adesões de brasileiros.
Elenil de muletas
O deputado estadual Elenil da Penha (MDB) postou vídeo nas redes sociais em que afirma que, em razão de um problema no fêmur, terá que usar muletas por um período. Segundo ele, o tratamento inclui até a realização de cirurgia. “Apesar da limitação temporária, seguirei firme e forte na defesa dos interesses do povo tocantinense”, avisou o parlamentar.
Confira o post:
Troca de lugares
Nessa reta final da pré-campanha, uma pré-candidatura que passou por solavancos — a de Ronaldo Dimas (PL) — ganhou solidez e a que vinha sem altos e baixos — a de Osires Damaso (PSC) — começou a enfrentar turbulências.
No mesmo lugar
Já a pré-campanha do governador Wanderlei Barbosa vem se mantendo afastada das rusgas comuns nesta época. Inclusive, a única majoritária completa até agora, com Laurez Moreira (PDT) como vice e Dorinha Seabra Rezende (UB), o nome para o Senado.
Sem senador?
Com base na nova interpretação da lei eleitoral, na pré-campanha de Dimas, há gente forte que defende que ele não defina nenhum nome para senador neste momento. Pela ideia, a majoritária teria apenas governador e vice — o ex-deputado Freire Júnior foi indicado pelo MDB. Lá para a setembro, Dimas poderia, então, se aproximar de algum candidato a senador independente que estiver voando alto.
MP nas eleições
O Ministério Público do Tocantins (MPTO) aderiu à campanha “Ministério Público nas eleições 2022”. O objetivo é reforçar o papel fiscalizador da instituição durante a disputa eleitoral.