A aliança cheia de dedos feita entre o senador Eduardo Gomes (PL) e presidente da Assembléia e pré-candidato a governador, Amélio Cayres (Republicanos), com as bençãos do deputado estadual Vilmar de Oliveira (SD), foi recebida pelo grupo pela senadora Dorinha Seabra Rezende (UB), também governadoriável, sem meio termo. Gomes é visto desde a divulgação do encontro como apoiador da pré-candidatura de Amélio ao Palácio, e ponto. “Não adianta ligar para a gente e dizer que não é aliança eleitoral. É, sim!”, avisou um aliado próximo de Dorinha.
CHAPA PALACIANA QUASE COMPLETA
Dessa forma, considerando que o governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) não vai mesmo renunciar — o que ele faz questão de frisar sempre –, a chapa majoritária palaciana está praticamente definida com uma antecedência que nunca se viu nas eleições estaduais. Ao que tudo indica ficaria assim: Amélio para governador, Gomes e o deputado federal Alexandre Guimarães (MDB) — quem mais promoveu a pré-candidatura do presidente da Assembleia nos últimos meses — ao Senado. Só ficará faltando o vice.
ESCANTEADOS
Com isso, três aliados de primeira de hora de Wanderlei de 2022 estão escanteados: Dorinha e os deputados federais Carlos Gaguim (UB) e Vicentinho Júnior (Progressistas), esses dois últimos pré-candidatos a senador.
SÓ 2
A reação dos que podem estar arrumando as malas para desembarcar na oposição foi automática. No lançamento da Agrotins, na manhã desta segunda-feira, 31, da bancada federal só estiveram o maior prestigiado pelo Palácio, o senador Eduardo Gomes, e o deputado federal Toinho Andrade (Republicanos).
NÃO VOTA EM AMÉLIO
Quem deixou claro que não quer saber da pré-candidatura de Amélio Cayres a governador foi um dos mais importantes aliados do senador Eduardo Gomes no Bico do Papagaio e pré-candidato a deputado estadual, o prefeito de Axixá, Auri-Wulange Ribeiro Jorge (UB). Em vídeo que postou nas redes sociais, assim que o encontro de Gomes com Amélio foi divulgado, deixou isso muito claro. Ele avisou que vai andar o Estado “pedindo votos de joelhos para meu senador Eduardo Gomes”. “Ele [Gomes] pode pedir para eu votar num poste, porque eu vou votar para quem ele pedir. Agora, salvo uma única exceção: eu jamais votarei ou votaria pra Amélio Cayres”, ressaltou. No vídeo, inclusive, Auri chama a senadora Dorinha de “futura governadora” e o deputado estadual Jair Farias (UB) de “futuro deputado federal”.