OS PREFEITOS POR CANDIDATO
Nas contas da campanha palaciana, o governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) tem neste momento o apoio de 90 prefeitos do Tocantins. Segundo o levantamento interno da candidatura à reeleição, Irajá teria 42 prefeitos e os outros 7 se dividem entre os candidatos do PL, Ronaldo Dimas, e do PT, Paulo Mourão.
IRAJÁ MAIS MUSCULOSO QUE DIMAS
Como se vê, os governistas avaliam que neste momento Irajá tem muito mais musculatura política do que Dimas. O candidato do PL ainda não conseguiu superar a resistência dos líderes tocantinenses à sua candidatura.
MÃO DE UMA SÓ VIA
Por falar na candidatura do PL, tem chamado a atenção um fato interessante. O candidato a senador do PSB, Carlos Amastha, e seu grupo político pegaram nas mãos de Dimas e estão percorrendo com ele toda a capital, onde o governadoriável liberal enfrenta o seu principal adversário, Wanderlei Barbosa. Contudo, É mão de uma só via. Em Araguaína, onde Dimas tem sua maior força, o mesmo não está ocorrendo, pelo menos na mesma proporção. Dois dos homens mais fortes ligados ao ex-prefeito da cidade do norte declararam apoio à reeleição da senadora Kátia Abreu (Progressistas). É o que fizeram o vice-prefeito de Araguaína, Marcus Marcelo (PL), candidato a deputado estadual; e o presidente da Câmara, Gideon Soares (SD).
OUTROS HOMENS DE DIMAS COM KÁTIA
Além disso, o líder do prefeito Wagner Rodrigues (SD) na Câmara, vereador soldado Alcivan (Progressistas), é o segundo suplente de Kátia. Outros três vereadores da base Wagner/Dimas – Luciano Santana (SD, Claudiel Santos (SD) e Zezé Cardoso (Podemos) – também pedem voto para a senadora.
SAÚDE MENTAL DE KÁTIA SEGUNDO ELENIL
O deputado estadual Elenil da Penha MDB, após a repercussão das notas desta coluna, concedeu uma série de entrevistas à imprensa de Araguaína em que disparou contra a agora sua inimiga Kátia Abreu. À rádio Meio Norte 91,1 FM, O parlamentar chegou a colocar em dúvida a sanidade mental da senadora, com a qual teve uma ácida discussão por telefone nessa sexta-feira. Elenil disparou: “Ela precisa urgentemente procurar um profissional de saúde para fazer um tratamento”.
LULA VEM, GARANTEM PETISTAS
Prevista inicialmente para a primeira quinzena de agosto, a visita do candidato a presidente pelo PT, Luiz Inácio Lula da Silva, agora ficou para a primeira quinzena de setembro. Mas os petistas tocantinenses garantem que Lula virá, sim, ao Tocantins.
CAIU NO ESQUECIMENTO
Anunciada numa reunião do PSD dias antes do anúncio de sua candidatura a governador, a licença do senador Irajá caiu no esquecimento. A intenção naquela época era dar espaço, segundo se divulgou, aos vereadores, que seriam representados pelo segundo suplente Terciliano Gomes (PSD), de Araguaína. O assunto foi esquecido depois que o primeiro suplente, o empresário palmense Marcos Souza, avisou que ninguém tinha conversado nada com ele sobre o assunto.
EM DEFESA DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA
O administrador Agnaldo Quintino (PSB), depois de muita reflexão, decidiu que vai mesmo disputar vaga de deputado estadual, com a bandeira da defesa das pessoas com deficiência. Agnaldo lembra que o IBGE mostra que o Tocantins tem mais de 142 mil pessoas com deficiência. Ele, que é deficiente auditivo, vai lançar sua candidatura oficialmente no dia 1º de setembro, mas avisa que seu candidato a governador não é o mesmo do presidente do seu partido, Carlos Amastha, que está com Dimas, mas Wanderlei Barbosa.
CONSELHO DO MINISTÉRIO CIADSETA COM CARLESSE
O candidato a senador do agir, Mauro Carlesse, Disse ter conquistado o apoio do Conselho Político da Igreja Assembleia de Deus – Ministério Ciadseta. O presidente do conselho, pastor Vagner Mendes, Representando o presidente da Convenção Ciadseta no estado, pastor Paulo Martins, participou da grande reunião promovido para o Carlesse na noite dessa sexta-feira no Jardim Taquari, em Palmas. pastor Vagner garantiu que Carlesse é o candidato a senador escolhido pela maioria absoluta dos membros do conselho e que o grupo tem levado o nome dele para todo o Tocantins.
UMA LAMENTÁVEL PERDA
Lamentável a perda do companheiro Ronaldo Mitt, que faleceu na manhã deste sábado, 27, aos 67 anos, em Brasília, em decorrência de um câncer. Mitt se dedicou por 15 anos ao Ministério Público do Tocantins, onde ocupava o cargo de fotógrafo, registrando em imagens importantes momentos e personagens da instituição. Seu trabalho era fundamental para divulgação do MPE por nossa imprensa. Nossos profundos sentimentos à viúva, Valéria Chagas Mitt, seus filhos, netos, demais familiares e amigos.