Cinthia nega que vá declarar apoio a Wanderlei
Após a publicação da nota, a prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro (PSDB), entrou em contato e negou que vai declarar apoio à reeleição do governador Wanderlei Barbosa (Republicanos). Segundo a fonte, que mantém a informação do acerto, o anúncio estaria previsto para terça-feira, 26. De toda forma, fica registrada a posição da prefeita, que nega a informação.
Irajá entra no debate sobre composição
O senador Irajá (PSD) chamou para uma conversa os dois mais próximos aliados de Dimas, o filho e deputado federal Tiago Dimas (Podemos) e o prefeito de Araguaína, Wagner Rodrigues (SD) — foto acima. O objetivo do senador é contribuir com o debate sobre a composição entre os pré-candidatos do PL, Dimas, e do PSC, Osires Damaso, de quem Irajá é aliado.
Forças de oposição precisam se unir
À coluna, Wagner defendeu que “as forças contra o Palácio precisam se unir”. “Essa é a abertura de diálogo com todos os que não estão contentes com o sistema de governo que estamos vivendo”, afirmou. “Uma questão de responsabilidade com o Estado.”
Parece a todo vapor
Para o prefeito, “ver em momentos eleitorais o Estado parecendo que está a todo vapor, tudo indo bem, é um engano a toda a população”.
Continua um caos
E Wagner ainda disparou: ”A saúde continua um caos! As estradas, nem se fala! Muitos problemas que, neste momento, parecem não existir. O que não temos e nem vivemos são as ‘mil maravilhas’, mas sim, problemas. Chegam benesses de todos os lados! A máquina sendo usada apenas para beneficiar uma meia dúzia de líderes. E, com isso, estamos em um Estado desacreditado, cheio de problemas de todas as ordens”.
Alguém preparado
Wagner, então, defendeu que é preciso “alguém preparado e que tenha experiência em
gestão”. “Que faça de fato a vida das pessoas melhorar”, afirmou.
MDB discute últimos acontecimentos
O MDB, presidido pelo ex-governador Marcelo Miranda, se reunirá nesta quarta-feira, 20, às 14 horas, em sua sede em palmas, para discutir os últimos acontecimentos da pré-campanha. Entre eles, a decisão da pré-candidata Dorinha Seabra Rezende (UB) de ficar com Wanderlei e a possibilidade de composição entre Dimas e Damaso.
Apoia Dimas
Marcelo já disse à coluna dias atrás que vai apoiar Dimas, mesmo com a saída da senadora Kátia Abreu (PP) da base do governador, o que criava dificuldades para o emedebista caminhar com Wanderlei.
Posição pessoal, não do MDB
No entanto, há quem no MDB veja que esta é uma posição pessoal de Marcelo e não do partido, que ainda não discutiu apoio a candidato a governo.
Dorinha e Wanderlei com estaduais
Dorinha e Wanderlei se reuniram na noite dessa segunda-feira, 19, numa agência de publicidade de Palmas, com 17 deputados estaduais. Participaram: Jorge Frederico (Republicanos), Léo Barbosa (Republicanos), Jair Farias (UB), Gutierres Torquato (PDT), Toinho Andrade (Republicanos), Cláudia Lelis (PV), Vanda Monteiro (UB), Valderez Castelo Branco (Republicanos), Amélio Cayres (Republicanos), Vilmar de Oliveira (SD), Cleiton Cardoso (Republicanos), Issam Saado (Republicanos), Valdemar Júnior (Republicanos), Olyntho Neto (Republicanos), Ricardo Ayres (Republicanos), Ivory de Lira (PCdoB) e Eduardo do Dertins (Cidadania).
1ª reunião após aliança
O encontro foi o primeiro do grupo depois de Dorinha confirmar que estará na campanha palaciana. Ela pediu apoio a todos e quase todo mundo avisou que vai buscar voto para a pré-candidata a senadora do UB. Olyntho disse que vinha defendendo Kátia porque até então era a pré-candidata do governo, mas que agora passará a fazer campanha para Dorinha.
Os sem posição
Dos presentes, Issam afirmou que vai conversar com seu grupo sobre o possível apoio à pré-candidata do UB, Valdemar Júnior se manteve calado e Cláudia Lelis não deixou claro quem vai apoiar.
Da federação com PT
Lembrando que desses governistas, Cláudia e Ivory pertencem à federação de PV, PCdoB e PT, cujo pré-candidato a governador é o ex-deputado Paulo Mourão (PT).
Wanderlei e Dorinha lotam auditório da ATM
O anúncio da aliança entre o governador Wanderlei Barbosa e Dorinha Seabra lotou e muito o auditório da Associação Tocantinense de Municípios (ATM) na tarde desta terça-feira, 19. Todos os assentos estavam ocupados e bastante gente se amontoou nos corredores e na frente do palco. Além disso, uma estrutura com telão foi montada na frente do prédio, local que também ficou abarrotado.
Presença de Diogo Borges
O evento contou com a presença do presidente da Associação Tocantinense de Municípios (ATM) e prefeito de Talismã, Diogo Borges (PSD). No início da pré-campanha, o político estava com o então grupo formado por Irajá (PSD) e Kátia Abreu (Progressistas).
Animado
Pré-candidato a deputado federal, Gil Barison (Republicanos) organizou a militância para o evento. Em boa parte do auditório, pessoas balançavam bandeiras e batucavam a todo momento em que o político era citado pelo cerimonial.
Oposição comemora
Já a oposição comemorou por ter considerado baixo o número de prefeitos no evento da ATM. Oposicionistas levantaram com seus informantes no local entre 26 e 31 nomes de chefes de Executivo municipal. Já a organização do evento falou “em cerca de 40” e alguns líderes palacianos falaram em até 45.
1 federal e 10 estaduais
Fora Dorinha, atração principal da festa, um deputado federal participou, Carlos Gaguim (UB), e 10 dos 24 estaduais: Antônio Andrade, Valderez, Issan, Jair Farias, Vanda, Gutierres Torquato, Ricardo Ayres, Vilmar, Leo Barbosa e Amélio.
Momento é de propostas, não de campeonato de presença
Ao comentar o tema, o senador Eduardo Gomes minimizou a polêmica e disse que o momento não é de “campeonato de prefeitos nem de presenças em eventos”. “Vai quem quer, ouve quem quer, pensa e toma decisão. O momento é de apresentar propostas”, argumentou. Provocado pela coluna a dizer quantos prefeitos tem, Gomes tangenciou: “Nenhum e todos, porque respeito todos eles”.
(Com colaboração de Luís Gomes)