SILÊNCIO SEPULCRAL
O governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) disse no sábado, 27, em sua chácara em Paranã, à pré-candidata a prefeita de Palmas Janad Valcari (PL), que ouviria sua base política e administrativa segunda, 29, e terça, 30, para só então anunciar se a apoiaria. Porém, já chegou a quinta-feira, 1º, e um silêncio sepulcral vindo do Palácio faz um barulho ensurdecedor nos bastidores da política da Capital. A convenção de Janad ocorrerá nesta sexta-feira, 2, a partir das 17 horas, em frente à Assembleia Legislativa. O entorno de Wanderlei disse que a “fumacinha branca” só sairá mesmo nesta sexta. “O governador não conversa sobre isso [apoio em Palmas] nem com o espelho. Só na sexta que vamos descobrir”, avisou uma pessoa próxima a Wanderlei. Contudo, o otimismo impera e a expectativa continua sendo de que o governador vai mesmo apoiar Janad em Palmas.
PARA ONDE AMASTHA VAI?
Ainda sobre Palmas, outra grande expectativa para esta reta final das convenções é saber para onde vai caminhar o projeto do ex-prefeito Carlos Amastha (PSB). Não se sabe até agora se ele manterá sua intenção de voltar à prefeitura — o que já se considera a mais improvável — ou se vai ser candidato a vereador. E se disputar a Câmara, de que lado estará? De Janad, Eduardo Siqueira Campos (Podemos) ou Júnior Geo (PSDB)? Amastha fará sua convenção na segunda-feira, 5, na sede do partido, a partir das 14 horas.
VICENTINHO JR REBATE MOURÃO
O deputado federal Vicentinho Júnior (Progressistas) gravou um pesadíssimo vídeo em que rebate as críticas feitas pelo ex-deputado Paulo Mourão (PT) ao pré-candidato a prefeito de Porto Nacional e deputado federal Antônio Andrade (Republicanos). Vicentinho saca a pauta bolsonarista de costumes para contrapor Mourão, que o deputado lembrou ser seu tio. “Ele [Mourão] defende a invasão a propriedade rural, o ataque frontal ao agronegócio brasileiro, o ataque à instituição família porque defende o aborto, a legalização das drogas, da maconha, de usar maconha no Brasil, porque ele defende o partido dele, o Partido dos Trabalhadores. Ele não pode negar isso. O Ronivon [Maciel, prefeito de Porto Nacional] não pode negar isso, porque ele também o faz quando defende e tem suas paixões latentes pelo Partido dos Trabalhadores”, disparou.
CONTRA REELEIÇÃO
Em seguida rebateu a fala de Mourão para que Andrade “deixe desse processo de profissionalismo da política”, ao querer trocar a Câmara pela prefeitura com dois anos de mandato em Brasília. “Falar de profissionalismo da política!”, começou Vicentinho em seu vídeo. O deputado contou ter ouvido da boca de Mourão nas eleições de 2020 que o ex-deputado ajudaria o prefeito a buscar o mandato, mas não a reeleição. “Porque tem a reeleição em Porto Nacional como uma instituição danosa à nossa cidade. Eu estava lá e escutei da boca dele”, reforçou Vicentinho.
MÁFIA DO LIXO
Depois veio a parte mais pesada do vídeo, quando o parlamentar do Progressistas contou ter ouvido Ronivon dizer que acabaria com “a máfia da coleta de lixo”. “Coisa que ele não fez, muito pelo contrário. Manteve com dispensa de licitações e adesões de atas a preços estratosféricos, vindas do Estado do Pará. Aliás, herdado do Estado do Pará a máfia da iluminação de LED, com as mesmas adesões de atas de empresas do Pará, de dois CPFs que o portuense hoje já sabe quem são. Não é mais nenhum fantasminha que fica aí escondido. Sabemos nome e sobrenome de quem dá prejuízo ao erário de Porto Nacional”, garantiu.
GRAVÍSSIMA ACUSAÇÃO
Em seguida, Vicentinho voltou a artilharia ao “tio Paulo Mourão” com gravíssima acusação. “Falar de profissionalismo político em Porto Nacional, tio Paulo Mourão! Você, não! Porque quem cuida da Guarda Municipal ao longo dos anos é este deputado federal. Pela primeira vez na história, a Guarda Municipal veio ver investimento de verdade, colocado por minhas emendas parlamentares, para comprar veículos, motos, fardamento, inclusive, treinamento que nosso prefeito Ronivon demorou para aprovar a lei. Mas sabe que a Guarda Municipal foi obrigada a fazer? A sair de um patrimônio histórico do povo portuense, que é nosso Aeroporto de Porto Nacional, que poderia ter ali investimentos maiores feitos pelo Poder Público e mantê-la [a Guarda] ali no aeroporto para preservar, primeiro, a história da aviação portuense, segundo, o patrimônio colocado ali. Mas o senhor, Paulo Mourão, junto com Ronivon optou em tirar a Guarda Municipal daquele terminal de Porto Nacional e levar para uma casa onde a propriedade é vossa e você é quem recebe o aluguel dela. Não venha falar comigo de profissionalismo político”, avisou, após metralhar Mourão, que
avisou ao CT que vai responder as acusações de Vicentinho.
DESAFIO
Por fim, Vicentinho desafiou Mourão a mostrar quem do grupo político do ex-deputado que “abraça Ronivon Maciel” tem em Porto Nacional mais investimento do que ele e seu pai, o ex-senador Vicentinho Alves. “Vamos ao debate. Eu estou pronto para debater com meu tio Paulo Mourão, para debater com o prefeito Ronivon Maciel. Assim como muitos portuenses, me senti enganado por vocês na eleição de 2020”, afirmou.
Assista:
PRÓ-LULA
Em reação ao duro vídeo do filho, aliados de Ronivon divulgaram vídeo em que o pai, o ex-senador Vicentinho Alves declara voto no presidente Lula no segundo turno de 2022. “Vou votar no Lula para cuidar de vocês”, disse o ex-senador no trecho divulgado.
TOTI RETIRA PRÉ-CANDIDATURA EM FIGUEIRÓPOLIS
O ex-vereador Aristóteles Milhomens, o Toti (PL), anunciou num vídeo ter retirado a sua pré-candidatura a prefeito de Figueirópolis. Com isso, a cidade ficou com dois nomes na disputa, a prefeita Jakeline Pereira (PSD) e o ex-prefeito José Fontoura Primo (Republicanos). Toti, contudo, avisou no vídeo que nenhum desses dois candidatos o representa e descartou a possibilidade de ser vice de qualquer um deles. “Não darei o meu apoio [a nenhum dos dois adversários]”, disse.
OLYNTHO NÃO VAI A CONVENÇÕES EM ARAGUAÍNA
O deputado estadual Olyntho Neto, que é de Araguaína e do Republicanos — partido do candidato a prefeito Jorge Frederico — não vai participar de nenhuma convenção da cidade. Nessa quarta-feira, 31, Jorge teve seu nome homologado e nesta quinta-feira, 1º, é a vez do prefeito Wagner Rodrigues (UB). Olyntho deve apoiar um dos dois, mas não vai declarar agora.
CANDIDATO ÚNICO
Santa Rita do Tocantins terá candidatura única, com Luciano Costa (PDT), cujo nome foi homologado em convenção no dia 25, com apoio de Republicanos e Agir. O vice é Célio da Murici (Republicanos). A convenção do grupo contou com a presença do vice-governador Laurez Moreira (PDT), dos deputados federais Filipe Martins (PL) e Ricardo Ayres (Republicanos) e dos estaduais Moisemar Marinho (PSB) e Gutierres Torquato (PDT). Luciano estreia em eleições em 2024. Ele é policial civil, nascido e criado em Santa Rita. A cidade tinha três pré-candidatos, que acabaram se retirando da disputa e todos se juntaram a Luciano.
MANOEL BUENO EMOCIONA CONVENÇÃO DE FÁTIMA
A prefeita de Guaraí, Fátima Coelho (UB), teve sua candidatura à reeleição homologada na noite dessa quarta-feira, 31, numa coligação entre União Brasil, PL e PDT. O momento mais marcante foi a chegada do ex-prefeito da cidade, ex-deputado estadual e ex-secretário de Governo do Estado na gestão Marcelo Miranda, Manoel Bueno. Ele é pai do candidato a vice de Fátima, o vereador Gleidson Bueno (PL), que se emocionou com a cena, como mostra o vídeo do site Guaraí Notícias. Bueno se afastou da política há alguns anos e enfrenta o Alzheimer. Para este colunista, um amigo querido e um sábio. Vivemos muitas histórias juntos. Extremamente conciliador, um mestre tocantinense da política. Viva Manoel Bueno!