Turma do “deixa-disso”
Quem entrou em campo para tentar reconectar a relação do governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) com a senadora Kátia Abreu (PP) foi o deputado federal e correligionário dela Vicentinho Júnior (PP). Inclusive, ele esteve nessa segunda-feira, 12, no Palácio para uma conversa com o governador.
Não é cena
Vicentinho tem garantido a Wanderlei que Kátia não está fazendo cena ao se dizer pega de surpresa com a decisão do senador Irajá (PSD) de apoiar o adversário do Palácio Osires Damaso (PSC).
Pra lá de acalorada
Uma das provas apresentadas é o intenso bate-boca que Vicentinho teve com Irajá pelo WhatsApp. Quem viu garante que a discussão foi pra lá de acalorada.
Ainda na base
Por esses impasses, palacianos garantem que, oficialmente, Kátia ainda não deixou a base do governador Wanderlei Barbosa, mesmo que a situação dela por lá não esteja nada fácil.
Preferem Carlesse
No lado do pré-candidato do PL, Ronaldo Dimas, os postulantes a vaga de deputado estadual e federal afirmam que, caso não vingue mesmo a aliança com a pré-candidata a senadora do UB, Dorinha Seabra Rezende, preferem que o grupo receba o ex-governador Mauro Carlesse (Agir).
Gipão com Carlesse
Quem já está na campanha de Carlesse, inclusive, é o ex-vereador e ex-presidente da Câmara de Araguaína Aldair da Costa Sousa, o Gipão, pré-candidato a deputado estadual e muito próximo a Dimas. Gipão foi com o filho, o vereador também da cidade do norte do Estado Matheus Mariano (Podemos), ao lançamento da pré-candidatura de Carlesse a senador semana passada. O ex-parlamentar até posou para foto (ao lado).
“Estamos juntos, chefe!”
O filho de Gipão discursou no evento e afirmou a Carlesse, ao microfone: “Com fé em Deus, vamos chegar lá! Estamos juntos, chefe!”
Não gostou
Dimas, que tenta a todo custo se desvencilhar da imagem de Carlesse, claro, não gostou.
Não significa apoio
Ainda sobre o lançamento da pré-candidatura do ex-governador, o deputado federal Eli Borges (PL) garantiu à coluna que o fato de seu filho Tiago Borges (PL) ir ao evento em Gurupi — e até discursar — não significa apoio a Carlesse. “Como disse, estou discutindo a possibilidade de disputar o Senado. Outrossim, tenho boas parcerias com a [prefeita] Josi [Nunes]”, apontou Eli, sobre uma das principais aliadas do ex-governador nesta campanha eleitoral.
Gaguim foi à frente
Quem do UB já se adiantou à Dorinha e declarou apoio público ao governador Wanderlei foi o deputado federal Carlos Gaguim, primeiro vice-presidente do partido. Em postagem domingo, 9, no Instagram, Gaguim colocou uma foto sua ao lado de Wanderlei e tascou: “Sempre ao lado do Governador Wanderlei lutando por nosso Tocantins. O barco só está crescendo!”
Venda ilegal de linhas
A Agência Tocantinense de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos (ATR) protocolou representação no Ministério Público Estadual (MPE), na sexta-feira, 8, em que denuncia a venda ilegal de quatro linhas intermunicipais de transporte coletivo no Estado. O documento, elaborado após profunda apuração, estaria recheado de provas.
Pegando fogo
Pré-candidata a deputada federal, Giovanna Nazareno (PP) decidiu apoiar para deputada estadual a presidente da Câmara de Palmas, Janad Valcari (PL). “Acho que eu ela combinamos em nossas falas”, avaliou à coluna. “Eu gosto dela, da pegada dela. Acho que nós duas pegamos fogo”, avisou.
Gigantes do orçamento
Do senador Alessandro Vieira (PSDB-SE), ao falar nessa segunda-feira, 11, sobre o orçamento secreto: “Nós vivenciamos num passado não tão distante o escândalo dos Anões do Orçamento; hoje temos Gigantes do Orçamento”. Ele lembrou que são R$ 3,7 bilhões distribuídos em emendas sem autoria identificada.