NÃO CUMPREM NEM EM CAMPANHA
Ao que tudo indica, o feitiço virou contra o feiticeiro em Dianópolis. A articulação do Republicanos para ter apenas uma candidatura de oposição, encabeçada pelo administrador Jailton Bezerra, acabou muito mal, com a saída do governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) e de seu filho, deputado estadual Léo Barbosa (Republicanos), da campanha. “Não vou participar lá mais, não [da campanha]. Se eles já não cumprem compromisso na campanha, imagina no mandato. Não vão cumprir compromisso lá com ninguém”, disse o governador.
“NÃO SOMOS PERSEGUIDORES”
Com uma sólida imagem de democrático, Wanderlei disse à coluna que jamais retiraria o projeto de candidatura de ninguém. “Nós não somos perseguidores, eu nunca pedi isso [retirada de candidatura] para ninguém. Não pedi para retirar a candidatura do Paulo [da Mega], pedi uma composição”, garantiu. O governador reforçou à coluna o que havia dito ao site Gazeta do Cerrado, que, procurado pelo grupo de Jailton, sugeriu uma composição com o PL. “E, para compor, é natural que deixe a vaga de vice para o outro partido”, afirmou. “Faltou habilidade por parte dos líderes do Republicanos [em Dianópolis] para entender que era preciso fazer uma composição.”
EXEMPLO DE GUARAÍ
Em Guaraí, por exemplo, Wanderlei tentou uma composição da prefeita Fátima Coelho (UB) com o ex-vereador Saboinha Júnior (Republicanos). Mas, como não foi possível a aliança, ambos seguiram com seus projetos de disputar a vaga de prefeito. “E isso ocorreu em muitos municípios, eu não tiro e não peço para tirar a candidatura de ninguém, até porque isso já aconteceu comigo algumas vezes e eu fiquei muito magoado”, afirmou.
LIGOU PARA GOMES
Wanderlei revelou ter ligado para o senador Eduardo Gomes, presidente regional do PL, na noite dessa terça-feira, 6, e disse que ele pode manter a candidatura de Paulo da Mega a prefeito, se quiser.
GESTO DOS ALIADOS
Sobre o gesto que pediu ao PL e União Brasil, o governador lembrou que indicou vice do partido da senadora Dorinha Seabra Rezende em mais de 25 municípios, da mesma forma com Progressistas e outros partidos da base.
PROPENSO A APOIAR EDUARDO SIQUEIRA
Agora confirmado na disputa pela vaga de vereador pelo PSB, Carlos Amastha, está propenso a apoiar a candidatura a prefeito em Palmas do ex-senador Eduardo Siqueira Campos (Podemos). Amastha, que é presidente regional do PSB, descarta subir no palanque de Janad Valcari (PL), mas quer aguardar mais um tempo antes de definir se vai mesmo para a campanha de Eduardo.
MAIOR BANCADA
O PSB lançou 23 candidatos a vereador e quer fazer a maior bancada da Câmara. Os candidatos do partido ficaram empolgados com lançamento de Amastha na chapa. Para eles, com o potencial de votação do ex-prefeito, é grande a possibilidade de alguns outros nomes serem arrastados juntos para o Legislativo.
PROCURA-SE UM VICE; TRATAR NO PSDB
O PSDB ainda não conseguiu definir o candidato a vice do deputado estadual Júnior Geo, passadas quase 48 horas da convenção. A promessa era de ser anunciado nessa terça-feira, 6, mas até agora nada. Nos bastidores dizem que foi feito um convite ao empresário Fabiano do Vale (PSD), mas descobriu-se que ele não poderia porque não se desincompatibilizou da presidência do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Palmas (Cidep). Outra empresária já havia recusado o convite, Maria de Fátima de Jesus, do grupo Quartetto. O impasse ficou de ser resolvido ainda nesta quarta-feira, 7.
GOVERNADOR PROTAGONISTA
Em Miracema, o governador Wanderlei Barbosa (Republicanos), indiretamente, foi protagonista das duas convenções que definiram os candidatos a prefeito, a da titular do cargo e que buscará a reeleição, Camila Fernandes (Republicanos), e a da oposição, encabeçada pelo atual vice, Aprijo Ribeiro (SD).
EM FOTO
Na de Aprijo, Wanderlei figurou no convite para a convenção, com a foto dele ao centro, cercado pelas demais autoridades, como o vice-governador Laurez Moreira (PDT), deputados federais e estaduais.
A PRÓPRIA IRMÃ
Na de Camila, a participação de Wanderlei foi mais incisiva, com a irmã dele, Simone Barbosa, presente e dizendo que estava na convenção representando o próprio governador. “[O governador] Com muito carinho e respeito pela prefeita Camila demonstra agora seu apoio e pediu para que eu viesse aqui para apoiá-la e dizer ao povo de Miracema: vamos apoiar e colocar mais uma vez essa mulher no poder. Mulher que tem trabalhado, que mostrado a sua força com a sociedade, que o povo de Miracema não se cale diante dessa guerreira. Vamos juntos, Camila!”
UB CONFIRMA CANDIDATURA DE CLEITON PM
O União Brasil confirmou na noite deste sábado, 3, a candidatura de Cleiton PM a prefeito de Lagoa do Tocantins, numa convenção com cerca de 600 pessoas. Marques Enfermeiro (UB) é o candidato a vice-prefeito. Cleiton, que é considerado um filho pelo governador Wanderlei — que já disse isso em vídeo –, conta com o apoio dos senadores Eduardo Gomes e Dorinha, dos deputados federais Carlos Gaguim e Ricardo Ayres e do deputado estadual Léo Barbosa. “Temos trilhado um caminho baseado na participação popular, no diálogo aberto, e vamos tocar este projeto com os pés no chão, sem ataques pessoais, mas com muitas propostas e, principalmente, com o compromisso de entregar o que a comunidade de Lagoa precisa para ter mais qualidade de vida. Estou pronto para trabalhar pelo nosso município”, avisou Cleiton.
PÁDUA VAI PARA AS CAMPANHAS
O presidente metropolitano do PDT, Antônio de Pádua, se licenciou do cargo e da chefia de gabinete da deputada estadual Vanda Monteiro (UB) para se dedicar à campanha de reeleição do vereador Márcio Reis (PSDB), em Palmas, e de prefeita de Lajeado de Márcia Reis (PSDB), irmã do parlamentar palmense. Pádua conversou com o presidente regional do partido, o vice-governador Laurez Moreira, e tudo ficou acordado entre os dois.
DC COM RAIMUNDINHA
O DC de Colinas fez sua convenção junto com o MDB, no domingo, 4, e decidiu levar sua chapa completa, com 14 candidatos a vereador, para apoiar a professora Raimundinha (MDB) para prefeita. O presidente do DC, o advogado Breno Albuquerque, afirmou que Raimundinha tem um projeto para Colinas e também uma campanha organizada, com uma equipe muito competente na coordenação, além de um excelente marqueteiro.
A SOBERBA E A QUEDA
Em seu discurso, Breno Albuquerque ainda mandou um recado, com a frase tirada do livro de Provérbios: “A soberba precede a queda”. O endereço da frase é o prefeito Josemar Kasarin (UB) e seu clima de “já ganhou”.