DETRAN MUDA
O governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) fará uma ligeira reforma na sua equipe na primeira quinzena deste mês, como a coluna já havia antecipado. A expectativa é de mexidas pontuais, nada profundo. Uma das mudanças tidas como certas é na presidência do Departamento de Trânsito do Estado (Detran-TO), hoje sob comando do advogado Norton Rubens Rodrigues Barreira. O nome do substituto ainda não foi definido.
OS INTOCÁVEIS
Conforme importantes fontes palacianas, quem tem cadeira cativa e deve ficar muito longe do “facão” são os secretários da Educação, Fábio Vaz; da Agricultura e Pecuária, Jaime Café; da Fazenda, Júlio Edstron Santos; do Planejamento, Sergislei Silva de Moura; da Governadoria, Jairo Mariano; da Casa Civil, Deocleciano Gomes; e o procurador-geral do Estado, Kledson de Moura Lima.
INFRA E AGETO
Outro secretário de vaga garantida no governo é Márcio Pinheiro, um dos mais elogiados auxiliares de Wanderlei. Atualmente, ele acumula a Infraestrutura e a presidência da Agência Tocantinense de Transportes e Obras (Ageto). Os comandos das duas pastas serão divididos e Pinheiro continuará à frente só da Ageto.
PASTA PARA OS POVOS ORIGINÁRIOS
O governador vai aproveitar para adequar a atual estrutura do Estado à nova do governo federal, alterada agora com a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Com isso, uma das novidades no Tocantins deverá ser a criação de uma pasta para os povos originários, que, em Brasília, virou ministério. Segundo a coluna apurou, no Tocantins, se não for uma secretaria, é certo que será pelo menos uma superintendência, provavelmente ligada à Cidadania e Justiça.
O HOMEM MAIS PRÓXIMO DE WANDERLEI
Um nome que também fica no Palácio Araguaia é o homem mais próximo de Wanderlei desde que ele era vereador de Palmas, Marcos Camilo, conhecido por Marquim. Ele é ex-marido da vereadora da Capital Iolanda Castro (PTB), prima do governador. Marquim é discreto, não gosta de fotos, mas nada acontece no governo sem passar pelas suas mãos. É o chefe de gabinete de Wanderlei desde a Câmara de Palmas, e na gestão do hoje governador na presidência do Legislativo da Capital (2003-2004 e 2009 – 2010), Marquim foi o diretor-geral da Casa.
NÉSIO NA EQUIPE DE NÍSIA
Ex-secretário de Saúde de Palmas na gestão Carlos Amastha (PSB), o médico Nésio Fernandes (1º à esq. na foto) deu mais um salto na ocupação de importantes cargos públicos do setor. Ele deixou o comando da Secretaria Estadual da Saúde do Espírito Santo para ser o novo secretário de Atenção Primária do Ministério da Saúde, na gestão de Nísia Trindade (4ª a partir da esq.), a nova ministra da pasta. Nésio também foi presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass).
DE OLHO NA PREFEITURA
Em recente passagem por Gurupi, o deputado estadual Valdemar Júnior (Republicanos) revelou a vontade de disputar a Prefeitura de Palmas no ano que vem.
MESA DE LAGOA DA CONFUSÃO
O vereador Professor Welice Cardoso (SD) assumiu nesse domingo, 1º, a presidência da Câmara de Lagoa da Confusão. Ele vai comandar a Casa pelos próximos dois anos. A cerimônia contou com a presença do prefeito Thiago Soares Carlos (UB) e da primeira-dama Anna Flávia Lino. O novo vice-presidente do Legislativo da cidade é o vereador Nelvi Teixeira Carlos (UB); o primeiro secretário, Denito Pereira de Carvalho, o Bitom (PP); o segundo secretário, Davi Dias Reis (DC); e o tesoureiro, Alan Coelho dos Santos (MDB).
CURIOSO CASO DE CARMOLÂNDIA
Caso curioso em eleição de mesa diretora de Câmara é o de Carmolândia. O vereador Roberto Tolentino (UB) assumiu pela quinta vez seguida a presidência do Legislativo municipal. A última eleição lá ocorreu de forma antecipada em agosto. Tolentino comanda a Casa desde o primeiro ano da legislatura de 2016/2020. Foi reeleito para a presidência para os biênios 2017/2018, 2019/2020, 2021/2022 e agora para 2023/2024. Esse é forte.
- Matéria atualizada às 18h31