O ministro da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência, Alexandre Padilha, afirmou nessa sexta-feira, 10, que a edição do Tocantins da Caravana Federativa, em Palmas, foi a maior das quatro realizadas até agora. O projeto do governo Lula já passou pelos estados da Bahia, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. “Nós estamos na 4º Caravana Federativa, mas esta já é a maior de todas, em relação à proporção de prefeitos e prefeitas participantes no evento. Quero parabenizar o governador Wanderlei Barbosa, o vice-governador Laurez Moreira e toda a equipe do governo do Tocantins pela mobilização, envolvimento e o excelente trabalho realizado durante esses dois dias de evento”, disse o ministro.
MAIS DE 100 PREFEITOS
A 4º edição da Caravana Federativa, realizada no Colégio Militar Senador Antônio Luiz Maya, em Palmas, registrou nos dois dias do evento 1.950 atendimentos e mais de 2 mil inscrições, com a participação de mais de 100 prefeitos.
APROXIMAR UNIÃO, ESTADOS E MUNICÍPIOS
Segundo ele, o principal objetivo do projeto é aproximar o governo federal dos Estados e municípios. “A Caravana Federativa foi criada para facilitar a adesão das prefeituras aos programas sociais atualmente disponíveis, como o Minha Casa, Minha Vida e o Bolsa Família, entre outros, além de dar esse auxílio aos prefeitos em resolver as principais demandas da sua cidade”, explicou.
POSSIBILIDADE DE SANAR DEMANDAS
O vice-governador Laurez Moreira (PDT) agradeceu a presença do ministro Alexandre de Padilha e parabenizou os prefeitos pelo engajamento em participar do evento que possibilitou a resolução de pendências entre União, com Estado e municípios. “Estamos muito felizes em receber o nosso ministro Alexandre Padilha, ter essa ação do governo federal com os ministérios para ouvir os nossos prefeitos possibilitando sanar demandas municipais e estaduais é de extrema importância para o nosso Estado”, avaliou Laurez. “Podemos dizer que foi um grande sucesso, isso porque o nosso governador Wanderlei Barbosa, que é um municipalista, sempre busca promover ações que beneficiem os municípios. Nós queremos transformar o Tocantins em um grande polo e exemplo de desenvolvimento para todo País.”
CIDADÃO TOCANTINENSE
Ainda na Caravana, Padilha recebeu o título de cidadão tocantinense — foto — das mãos do deputado federal Ricardo Ayres (Republicanos), autor do projeto de lei aprovado ainda em 2011, quando o tocantinense estava na Assembleia. “Fico muito honrado e feliz em receber esse título de cidadão tocantinense, agora minhas responsabilidades com o estado do Tocantins aumentaram”, afirmou o ministro.