A nova diretoria da Associação Tocantinense de Municípios (ATM) foi empossada na noite desta terça-feira, 28, em solenidade no auditório da instituição, em Palmas, para novo mandato que segue até março de 2025. O prefeito de Talismã, Diogo Borges (PSD), foi reconduzido à presidência. A solenidade contou com as presenças do governador Wanderlei Barbosa (Republicanos), e dos presidentes da Assembleia Legislativa, Amélio Cayres (Republicanos); da União dos Vereadores do Tocantins (UVET), Terciliano Gomes (PSD); e da Federação das Associações de Municípios do Pará (FAMEP), o prefeito de Santarém, Francisco Nélio (UB).
ATM INDEPENDENTE E HOMENAGEM A EX-PRESIDENTES
Empossado, Diogo Borges disse em discurso que a associação é uma instituição “independente e livre” e elencou os objetivos do mandato. “Essa é uma das nossas principais bandeiras, favorecer o crescimento dos municípios, pois assim estaremos cuidando dos munícipes. É investindo fortemente nos municípios que o Tocantins dará certo”, reforçou. A nova diretoria aproveitou a solenidade para homenagear dois ex-presidentes da instituição: João Emídio de Miranda (2015 a 2017) – que faleceu em fevereiro deste ano – e Jairo Mariano (2017 a 2020). Uma placa de agradecimento foi entregue pelos relevantes serviços em prol do municipalismo tocantinense – Margarida Maria recebeu pelo irmão, Emídio.
TRABALHO EM CONJUNTO
Na ocasião, o governador Wanderlei Barbosa reforçou a importância de zelar pela boa relação entre os entes federativos, principalmente no que tange o repasse de recursos. “Nós procuramos de todas as maneiras facilitar que os recursos constitucionais cheguem o quanto antes. Não é necessário que o prefeito venha até nós para fazer essa solicitação. […] Reforço que trabalharemos em conjunto, pois estamos levando benefícios para os municípios e tratamos diretamente com os gestores”, disse.
NOVA DIREÇÃO
O segundo mandato de Diogo Borges à frente da ATM terá Moacir Oliveira (UB), gestor de Rio dos Bois; e Nezita Martins (UB), de Monte Santo, como vice-presidentes; Paulo Roberto (PSD), de Taguatinga, e João Martins (UB), de Mateiros, como diretores administrativos; além de Alexandre Farias (MDB), de Sítio Novo, e Adriano de Moraes (MDB), de São Sebastião, no financeiro.
MAIS DE 90% DOS MUNICÍPIOS FILIADOS
A Associação Tocantinense de Municípios foi fundada em Miracema do Tocantins em 1989, com sede em Palmas, constituída pelos municípios associados do Estado do Tocantins, através do prefeito. Atualmente, a ATM possuí 130 filiados, o que corresponde a mais de 90% dos municípios tocantinenses presentes no quadro de associados.
OUTRAS PRESENÇAS
Ainda estiveram presentes na solenidade os deputados estaduais Eduardo Fortes (PSD), Gutierres Torquato (PDT), Jair Farias (UB), Luciano Oliveira (PSD) e Vanda Monteiro (UB), além de representantes das demais instituições parceiras da ATM, como Caixa Econômica Federal e Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Tocantins. Um vídeo com pronunciamento do senador Eduardo Gomes (TO) também foi exibido.