Em pré-campanha pela Prefeitura de Gurupi, Cristiano Pisoni (PSDB) defendeu em agenda nesta sexta-feira, 10, a revisão do Código Tributário. O empresário questiona reajustes do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e do Sobre Serviços De Qualquer Natureza (ISSQN). “Se nós não mudarmos esse cenário de cobranças excessivas, vamos espantar até quem já é daqui”, argumentou. O tucano propõe diminuição no valor de taxas e extinção de outras.
ARAGUAÍNA É EXEMPLO
Araguaína é citada por Cristiano Pisoni como bom exemplo de política tributária. “Já extinguiram mais de 100 taxas diferentes a partir de uma revisão do Código Tributário, e é isso que nós vamos fazer em Gurupi também. Todas as taxas que tiverem um aspecto burocrático, só para tirar a paz do cidadão, vão ter que acabar. Entendemos que algumas cobranças são necessárias, mas quando tem excesso, ninguém dá conta. Sou empresário e sei muito bem o que vários autônomos estão passando por terem de pagar taxas que até parecem piada de mau gosto”, protesta.
É DE SE INDIGNAR
Cristiano defende uma administração que tenha como prioridade o desenvolvimento da própria população gurupiense e argumenta que o principal passo para tais mudanças é o “querer fazer”. “Vemos hoje a gestão municipal muito preocupada em justificar que não faz algumas mudanças por serem complexas demais ou por não dependerem somente do Executivo, mas a verdade é que muitas coisas ficam amarradas devido a acordos políticos e só são morosas assim por falta de boa gestão. Convido os gurupienses a se informarem sobre o Código Tributário. É de se indignar, e precisamos mesmo nos indignar para vir a mudança”, conclui ele.