O diretório do Patriota de Gurupi aprovou no dia 4 uma resolução para disciplinar as diretrizes que sua vereadora, Leda Perini, eleita em novembro, deverá cumprir. O principal ponto é que a parlamentar deve ser independente na Câmara, isto é, nem oposição nem situação. No dia 1º, contudo, Leda foi apresentada como parte da base da prefeita Josi Nunes (Pros). Inclusive, a vereadora votou no candidato de Josi a presidente da Câmara, Jair Sousa (Pros). Mais ainda: Leda foi colocada na chapa governista como candidata a primeira secretária.
Votos de todos
O Patriota de Gurupi teve como candidato a prefeito em novembro o policial federal aposentado Farlei Meyer e a sigla lembra que a vereadora não foi eleita apenas com os votos dela. “Todos os votos (do menor ao maior) somaram para que o Patriota em Gurupi elegesse um vereador (…) foi reiterado que, graças a todos os votos dos 13 candidatos somados, pois nenhum eleito a vereador em Gurupi atingira o Quociente Eleitoral Mínimo exigido individualmente”, diz nota do partido à imprensa.
Admite compor governo Josi
Outro ponto interessante da resolução é que, se de um lado prega independência, de outro admite a possibilidade de participar do governo Josi Nunes. “Quanto às possíveis ‘indicações’ que poderiam/seriam propostas à vereadora eleita do Patriota, para cargos no Poder Executivo Municipal/Estadual, a ser feita pela Prefeita eleita (2021-2024) Josi Nunes (…) foi também colocado e aprovado que, caso ocorra a proposta, estas devem ser aprovadas pela Diretoria Executiva do Patriota em Gurupi, que irá analisar sobre o viés de: a) Viabilidade Política, b) Necessidade, c) Custo Político e, caso estivesse dentro dos projetos, proposituras, programas e valores do partido, o nome seria e deveria ser feito pela Diretoria Executiva em reuniões específicas”, afirma o documento.
50% do gabinete é do Patriota
Além disso, como o mandato do vereador pertence ao partido, diz a resolução, “este necessitaria de um ponto de apoio na Câmara de Vereadores com servidores lotados no gabinete da vereadora eleita”. Assim, ficou decidido que o Patriota em Gurupi indicará 50% dos servidores a serem nomeados pela vereadora eleita. Segundo a sigla, suas indicações são importantes “para auxiliar na difusão e promoção dos projetos e diretrizes do partido”.
O outro lado
A Coluna do CT tentou ouvir a vereador Leda Perini, mas ela não foi encontrada.