Após agenda com prefeitos, a bancada federal tocantinense esteve reunida na tarde de quarta-feira, 27, com o governador Wanderlei Barbosa (Republicanos). Na pauta, a destinação das emendas parlamentares para 2025. A reunião foi coordenada pela senadora Dorinha Seabra (UB) e contou com a presença do senador Eduardo Gomes (PL) e dos deputados federais Carlos Gaguim (UB), Ricardo Ayres (Republicanos), Alexandre Guimarães (MDB), Vicentinho Júnior (Progressistas), Lázaro Botelho (Progressistas), Eli Borges (PL) e Filipe Martins (PL). O prefeito eleito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos (Podemos), também acompanhou o debate. O senador Irajá Silvestre (PSD) e o deputado Antônio Andrade (Republicanos) foram os congressistas que não participaram.
AMPLIAÇÃO DO TETO DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE
Conforme o governo estadual, Wanderlei Barbosa destacou como prioridade a ampliação do Teto de Média e Alta Complexidade (MAC) e solicitou destinação de R$ 200 milhões em emendas. O MAC é um recurso transferido mensalmente para financiar procedimentos e ações de média e alta complexidade na saúde e cobre serviços essenciais como consultas, exames, tratamentos clínicos e cirúrgicos, Unidades de Terapia Intensiva (UTI), transplantes, e o tratamento de doenças como obesidade, ortopedia, neurologia, problemas cardiovasculares, entre outros.
OUTRAS PAUTAS
Dorinha Seabra ressaltou a importância do encontro. “Foram abordadas as emendas já alocadas para áreas como segurança pública, agricultura, saúde e educação. Também estiveram em pauta temas como a regularização das terras do Estado e obras de infraestrutura, com a expectativa de que esses assuntos sejam priorizados. O encontro contou com a presença de prefeitos, prefeitas, vice-prefeitos, vice-prefeitas, vereadores e vereadoras, que vieram a Brasília para solicitar recursos e apoio para seus municípios, algo considerado legítimo e importante. Seguimos trabalhando”, contou ainda.