Após 15 dias da recomendação pela flexibilização das medidas de contenção contra a Covid-19, o governador Mauro Carlesse (DEM) reuniu-se na tarde desta quarta-feira, 29, com os gestores das maiores cidades e também de municípios localizados nas divisas com outros estados para debater a implementação de ações conjuntas de combate ao novo coronavírus. A audiência por videoconferência acontece em meio ao crescimento considerável do número de casos da doença e de internações.
Primeira vez
É a primeira vez que o governador se reúne com prefeitos para debater medidas de contenção contra a Covid-19. Na ocasião, Mauro Carlesse sugeriu a instalação de barreiras de aconselhamento e testagem como forma da doença. Além de orientar os viajantes sobre as medidas sanitárias adequadas durante a viagem, a ação pode possibilitar a testagem de pessoas que tenham os sintomas durante os percursos.
Barreira pensada após testagens positivas de caminhoneiros
O chefe do Executivo ainda orientou que cada prefeito, respeitando as peculiaridades locais, deve adotar as ações mais adequadas à sua realidade, mas reforça a importância de um alinhamento. “Organizando do começo ao fim as nossas ideias, opiniões, estruturas e orientações, podemos frear cada vez mais a expansão da doença. A barreira de aconselhamento sanitário e testagem é uma ação conjunta que foi pensada após alguns caminhoneiros contaminados terem passado por estas divisas. Se os aconselharmos ou diagnosticarmos antes das suas paradas habituais, podemos evitar que outras pessoas também adquiram a doença”, destacou.
Em busca de recursos para hospitais de campanha
Secretário da Saúde, Edgar Tollini aproveitou para esclarecer que o Tocantins ainda busca recursos para garantir a implantação dos hospitais de campanha, anunciados para Palmas, Araguaína e Gurupi. “Estamos em fase de levantamento de custos e buscas de recursos para a construção de Hospitais de Campanha. Mas, com entendimento total de que precisamos de mais leitos, estamos trabalhando também na instalação desses leitos em hospitais particulares”, pontuou o secretário.
Prefeitos
Além do governador Mauro Carlesse, participaram da reunião os prefeitos de Palmas, Cinthia Ribeiro; de Araguaína, Ronaldo Dimas; de Gurupi, Laurez Moreira; de Guaraí, Lires Ferneda; de Dianópolis, Padre Gleibson; de Talismã, Diogo Borges; de Palmeirópolis, Fábio Pereira; de Caseara, Ildislene Santana; de Aguiarnópolis, Ivan Paz; de Pedro Afonso, Jairo Soares; e de Jaú do Tocantins, Onassys Moreira.