Membros de partidos que apoiam a eleição de Lula da Silva (PT) para presidente da República estiveram reunidos nesta segunda-feira, 24, com o presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), desembargador Helvécio de Brito Maia Neto, para tratar sobre o transporte dos eleitores tocantinenses no domingo, 30, data do segundo turno.
É NECESSÁRIO UMA FORÇA-TAREFA
O presidente do Partido dos Trabalhadores (PT) no Tocantins, deputado estadual Zé Roberto Lula, falou da preocupação dos partidos, no que diz respeito à presença dos eleitores no dia da votação. “É questão importante, tendo em vista a dificuldade das pessoas na zona rural, nas comunidades tradicionais quilombolas e indígenas, e também entre os municípios. É preciso uma força-tarefa para garantir o máximo de eleitores com acesso às seções”, pontuou.
CARTÓRIOS NOTIFICADOS
Na ocasião, Helvécio de Brito destacou que esta também é uma preocupação da Justiça Eleitoral. “Chamamos a população para ir às urnas, com campanhas de conscientização, um forte trabalho também nas redes sociais e acredito que o Tocantins vai dar o exemplo de democracia neste segundo turno”, destacou o desembargador, que revelou já ter notificado todos os Cartórios Eleitorais do Estado para que, no segundo turno das eleições, mantenham o mesmo esquema de transporte feito no primeiro.
TRANSPORTE ESCOLAR
O Partido dos Trabalhadores também fez pedido ao governo do Estado para garantir o transporte dos eleitores. O TRE reforça que autoriza o uso do transporte escolar e dos meios que o Estado e municípios tiverem, para contribuir com a chegada do eleitor e da eleitora na urna de votação, não havendo impedimento legal, no que diz respeito ao uso do bem público, tendo em vista que há decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizando.
PRESENÇAS
Estiveram presentes na reunião além do desembargador Helvécio, Zé Roberto Lula e Paulo Mourão, o advogado Antônio Bandeira (PV), a presidente do PSB de Palmas Amanda Sobreira, o presidente do Rede Fábio Ribeiro, o presidente do PV Marcello Lelis, Fátima Dourado (PSol), Rafaela Lobato do Coletivo Somos e o advogado Edy César (PT).