Na sabatina da Associação Comercial e Industrial (Acira) e do Sindicato Rural (SRA) na quinta-feira, 26, o prefeito Wagner Rodrigues (UB) destacou uma série de dados que afirma demonstrar a evolução do município durante o primeiro mandato. Outro destaques da agenda foi às críticas do gestor à falta de atuação do governo estadual em relação a obras que beneficiem Araguaína, citando a pavimentação das ruas vicinais do Distrito Agroindustrial de Araguaína e a duplicação da TO-222.
CRESCIMENTO DAS VAGAS DE EMPREGO
Um dos destaques é a geração de vagas de trabalho entre 2021 e julho de 2024, que ultrapassou a marca de 9 mil, um crescimento de 31% em relação ao que existia antes. No mesmo período, o Tocantins como um todo cresceu 26%. “Araguaína está acreditada, o maior e mais importante trabalho de um gestor municipal é cuidar da cidade, trazer infraestrutura, serviços públicos de qualidade na saúde e educação, desburocratizar os impostos como fizemos ao eliminar 150 taxas municipais e facilitar a abertura de novas empresas. Um cenário como esse atrai investimentos particulares e que geram novos empregos”, defendeu.
NÃO PODERIA ABRIR MÃO DA AUTONOMIA E PATRIMÔNIO
Entre os questionamentos esteve a situação da pavimentação das ruas vicinais do Distrito Agroindustrial de Araguaína (Daiara), que o prefeito afirma não ter sido realizada pelo governo estadual. “A proposta era pavimentar seis ruas e em troca o município teria que abrir mão do Daiara, dando ao Estado a autonomia para decidir quais empresas poderiam vir para o distrito. Eu, como gestor, não poderia permitir Araguaína perder sua autonomia e patrimônio em troca do asfalto de seis ruas. Nós vamos pavimentar essas ruas e vamos ampliar o Daiara, trazendo empresas que tragam crescimento para a cidade, assim como já estamos fazendo”, afirmou,
DUPLICAÇÃO DA TO-222
Apesar de ser de responsabilidade do Estado, o presidente do Sindicato Rural de Araguaína, Wagner Borges, questionou o prefeito sobre a duplicação da TO-222, que passa às margens da área onde será construído o novo Parque de Exposições. “Essa é uma obra que já deveria ter sido feita há muitos anos. É lamentável saber que ainda em 2018 a prefeitura fez o pré-projeto da duplicação e entregou ao Estado, mas não recebeu a devida atenção. Nós tínhamos cinco deputados estaduais que são de Araguaína e nenhum destinou recurso para essa obra, nem o governo se propôs a resolver a situação. Apesar de não ter jurisdição, tenho me empenhado para trazer essas obras para a cidade”, afirmou.
A Aciara publicou neste sábado a íntegra da sabatina dos dois candidatos: