A deputada estadual Janad Valcari (PL) foi a primeira candidata a prefeita da Capital neste segundo turno a ser sabatinada pela Coluna do CT, Sou de Palmas, O Paralelo 13 e O Girassol. A liberal abordou nesta quarta-feira, 16, as principais propostas da coligação “União de Verdade” e não deixou de criticar o adversário, Eduardo Siqueira Campos (Podemos), a quem se referiu com frequência como “candidato do atraso”, bem como seus principais aliados: a atual gestora, Cinthia Ribeiro (PSDB), e os antecessores, Carlos Amastha (PSB) e Raul Filho (PDT). Temas como Barões da Pisadinha e a ação contra o Diário do Centro do Mundo.
EX-PREFEITOS BRIGAM PARA TER O EMPREGO DE VOLTA
Diante da sequência de apoios recebidos por Eduardo Siqueira, Janad Valcari fez questão de distribuir críticas a todo palanque do adversário. “Essa é a política velha, dos ex-prefeitos que tiveram 24 anos para fazer a diferença, a mudança, mas não querem. Eles estão brigando pelo poder, para ter o seu emprego de volta, para um acobertar o outro”, disse. A candidata se diz alvo de ataques pessoais e de calúnias porque irá denunciar irregularidades ao Ministério Público (MPE) e à Polícia Federal (PF). A deputada vincula os desvios do Institutos de Previdência do Estado (Igeprev) e da Capital (PreviPalmas) a Eduardo e Amastha, respectivamente; cita Raul como condenado; e ressaltou as Operações às operações “Segundo Plano” e a “Plano Inserto” na gestão de Cinthia Ribeiro.
SE ENCONTRAREM EMENDA PARA A BARÕES DA PISADINHA, JANAD PROMETE ABRIR MÃO DA CANDIDATURA
Janad Valcari também falou de temas espinhosos para si, como a investigação do Ministério Público relacionados ao faturamento da Barões da Pisadinha em contratos com prefeituras. A deputada negou qualquer irregularidade relacionada às suas emendas e disse ter “orgulho da banda”. “Ela já tocava aí no País, no mundo inteiro, fazia show adoidado”, contextualizou. A parlamentar ainda foi além. “Se encontrar uma nota, um real meu de emenda, colocada para a minha banda, eu desisto da minha candidatura”, decretou.
INTERNET NÃO É TERRA SEM LEI
Esta investigação resultou em outra polêmica envolvendo a deputada, que propôs uma ação que resultou na queda do Diário do Centro do Mundo (DCM) após repercutir a atuação do Ministério Público. Janad Valcari comentou o episódio. “A internet não é uma terra sem lei, ela tem sim ordem. Toda vez que falarem mal da minha honra e que eu me sentir prejudicada, vou sim recorrer aos órgãos judiciais”, argumentou. A parlamentar garante que buscou o veículo para se defender, mas que não obteve sucesso, e que a decisão de tirar do ar o site não foi um pedido, mas uma decisão da Justiça. Janad Valcari também chamou a atenção por minimizar a linha editorial do veículo. “Não é um site, é um blog de esquerda. Está [voltado] totalmente para poder criticar, bater em nós do PL. Todas as matérias são para atacar a direita”, argumentou.
SECRETARIADO PALMENSE
No campo propositivo, a candidata da coligação “União de Verdade” garantiu que todo secretariado será formado por palmenses por conhecerem a realidade. “Temos muita gente boa, temos grandes profissionais. Quero gente de Palmas que tenha respeito pelo povo”, garantiu. Janad Valcari aproveitou o tema para alfinetar o ex-prefeito Carlos Amastha (PSB), que trouxe Adir Gentil para compor sua gestão de Santa Catarina e que foi alvo de investigação da Polícia Civil por supostos desvios na Fundação de Esportes. “Ele está no rolo lá e não quero que isto aconteça”, emendou.
CONCORRÊNCIA PARA O TRANSPORTE PÚBLICO
O transporte público foi tema recorrente das campanhas e debates, mas que ainda não tinha sido abordado com destaque por Janad Valcari. A liberal foi categórica ao se colocar contrária à gestão a cargo do município. “Esta forma que a prefeitura escolheu, sem ter feito estudo, foi do dia para noite, é um absurdo”, avaliou. A candidata defende a concessão, mas com a participação de mais de uma empresa. “Sou a favor de ter concorrência para que a gente possa ter ônibus de qualidade. É preciso ter empresas que saibam trabalhar”, argumentou. Tarifa zero para estudantes e desempregados foi outra garantia.
ALAGAMENTOS
Janad Valcari abordou o problema dos alagamentos de Palmas e reforçou uma promessa de resolver o trecho do Palmas Shopping ao Espaço Cultural no primeiro ano de mandato, se eleita. E ainda prometeu deixar a gestão caso a situação não seja resolvida. “Vou arrumar nos meus sete primeiros meses. Se alagar, eu renuncio meu mandato”, anotou. A liberal também defende uma política pública de limpeza constante dos bueiros.
FAIXA AZUL E DUPLICAÇÃO DA TEOTÔNIO
Entre outros pontos, Janad Valcari defendeu uma faixa azul exclusiva para motos como forma de evitar acidentes de trânsito. Em relação ao polêmico sistema de estacionamento rotativo, a liberal limitou-se a dizer que o tema precisa ser dialogado com o empresário. “Não pode ser feito goela abaixo”, afirmou. A deputada propôs ainda a duplicação da Teotônio Segurado.
VAZIOS URBANOS E DOAÇÃO DE LOTES
Em relação aos vazios urbanos, a candidata a prefeita defendeu um programa de incentivo para que empresas busquem estes novos espaços. Janad Valcari também se colocou contrária ao Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) progressivo. “Quero incentivar a abrirem ali, construírem ali. Preciso fazer com que tenham vontade de abrir lá, diminuindo o IPTU, para que tenham interesse de abrir negócios”, argumentou. Ainda neste sentido, a deputada se comprometeu com a doação de 10 mil lotes.
Confira a íntegra da sabatina: