A senadora tocantinense Kátia Abreu (PP) foi sabatinada nesta terça-feira,14, pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado como candidata à vaga de ministro do Tribunal de Contas da União (TCU). Concorrem e também foram sabatinados os senadores Antonio Anastasia (PSD-MG) e Fernando Bezerra (MDB-PE). Kátia discorreu sobre sua vida e carreira, chegou a se emocionar no início ao se referir à mãe, que acompanhava a sessão na CAE, e avisou: “Quero lutar com bravura pela eficiência do Estado brasileiro e pela desburocratização deste País”.
Ela lembrou ter administrado “milhões e bilhões” como presidente do Sindicato Rural de Gurupi, da Federação da Agricultura do Tocantins (Faet), da Confederação Nacional da Agricultura (CNA) e ainda como ministra da Agricultura, sem responder a nenhum processo. “Não tenho um processo que duvide de minha idoneidade”, afirmou.
Personalidades do Tocantins acompanharam a sabatina da senadora. Entre os presentes na CAE, o senador Irajá (PSD), filho de Kátia, e seu irmão Iratã, ex-vereador de Palmas; o ex-senador Vicentinho Alves (PL) e seu filho, o deputado federal Vicentinho Júnior (PL); o ex-prefeito de Palmas Carlos Amastha (PSB), o presidente da União dos Vereadores do Estado (Uvet), Terciliano Gomes (PSD), e o empresário Marco Antônio Costa.
Ao final da sabatina, o nome dos três concorrentes foram aprovados pela CAE e a decisão de quem vai para TCU será tomada pelo plenário do Senado ainda nesta terça-feira.
Assista a íntegra do discurso da senadora Kátia Abreu na sabatina da CAE: